Traduzir

Rádio Graciosa


29 julho 2011

Resumo Semanal 25 a 29 Julho de 2011

Francisco Assis eleito pelos socialistas graciosenses com 52,4 %.

Terminada a votação no PS Graciosa, Francisco Assis obteve a maioria dos votos.
Na Secção de Santa Cruz da Graciosa do PS, na eleição para Secretário Geral, venceu Francisco Assis com 52,4 % e António José Seguro recebeu 47,6 % dos votos dos socialistas graciosenses.
No que diz respeito à eleição dos Delegados ao Congresso, venceu a moção “Um novo ciclo”, com 52,4 % da qual é 1º subscritor – António José Seguro e a moção A força das ideias obteve 47,6 % dos votos e é subscrita por Francisco Assis).


Gaspar Cordeiro partiu, mas fica a sua voz.

Faleceu na tarde de Segunda-feira, com 58 anos de idade, vítima de doença prolongada, Gaspar Cordeiro.
Foi vocalista e fundador do grupo musical "Ritmo 2000", dos "Selvagens do Ritmo", e foi um grande impulsionador da interpretação e divulgação das músicas de Joaquim Costa.
Na sua vida profissional, desempenhou durante muitos anos, o lugar de ajudante de farmácia, e era conhecido por todos os graciosenses com o Gasparinho da farmácia.
A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa manifestou já pesar pela morte de Gaspar Cordeiro.
O voto foi apresentado pelo vereador Guilhermino Rocha, em nome dos vereadores do PSD, tendo se associado os membros do PS a este voto de pesar.



Cavaco Silva visitará a Graciosa em Setembro.

Quatro anos depois da sua última deslocação ao arquipélago o presidente da Republica deverá passar por 5 ilhas, as ilhas da Coesão - Santa Maria, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo.
O presidente da República completa assim a visita a todas as ilhas dos Açores, uma visita iniciada no mandato anterior, em Outubro de 2007.
De acordo com o jornal Açoriano Oriental a viagem aos Açores deverá iniciar-se a 20 de Setembro e durará 5 dias.



Detenção de 2 homens por condução sob efeito do álcool.

Foi detido um homem de 44 anos, por condução de veículo sob o efeito do álcool, com uma taxa de álcool no sangue de 2,85 gramas por litro.
No passado fim-de-semana Sábado, a PSP efectuou uma acção de fiscalização que resultou em mais detenção por condução sob efeito do álcool e foram ainda detectadas 3 infracções, nomeadamente falta de seguro, avaria nas luzes e matrícula desactualizada.
Trata-se da terceira e quartas detenções este mês na Graciosa.



Deputados do PP constaram que problemas da Graciosa têm resolução fácil.

O Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, afirma que os populares estão “preocupados com a tendência de desertificação” da ilha Graciosa, uma ilha em que as politicas de coesão foram “praticamente ineficazes” e isso verifica-se na constante desertificação.
Alguns investimentos não tem sido lucrativos para a ilha, é o exemplo da estação de infra sons que não criou nenhum posto de trabalho na Graciosa.
Existem impedimentos ao desenvolvimento da ilha, situações que Artur Lima classifica de “incompreensíveis”, como é o caso da zona industrial, que existe apenas no PDM. Os empresários não podem criar a sua empresa ou pequena indústria, porque irão entrar em incumprimento, ao construir fora da zona industrial.
O líder da bancada Parlamentar do PP, afirma que a autarquia não está isenta de culpas da situação da Graciosa, pois tem que ser mais “intreventiva e reenvindicativa” e disse não valer a pena investir em obras que não sejam reprodutiva e úteis à pessoas.
Artur Lima estranha ainda a falta de investimento da autarquia na área das águas, assunto importantíssimo ainda para mais por sermos reserva da Biosfera.
A falta de um Matadouro Industrial é também “incompreensível”, segundo os deputados do PP.
Os constrangimentos nos transportes aéreos, os investimentos feitos por si só como o caso do hotel, que apenas o fluxo resultante dos contratos com o Inatel fazem com que já não tenha fechado, são exemplos de falhanços do Governo para com a Graciosa e os Graciosensenses.
Governo, autarquia e empresários tem que se articular, é assim que segundo Artur Lima a Graciosa conseguirá resolver os seus problemas, sem necessidade de investimentos megalómanos.
Os deputados do PP afirmam haver áreas de investimento da ilha que podem ser mais bem exploradas como o turismo, captando turismo interno e fazer renascer outras, como por exemplo, potenciar o renascer da cultura da vinha.


Pauis alvo de trabalhos de limpeza.

Os pauis, ex-libris de Santa Cruz da Graciosa começaram já esta semana a ser alvo de trabalhos de limpeza.
O mau aspecto, devido ao lodo que cobria já grande parte dos pauis, e o mau cheiro resultante da falta de renovação da água, já há algum tempo merecia uma intervenção.
A limpeza e renovação da água deverão ser executadas com mais regularidade, para que não fiquem com a má imagem que tem sido passada a quem nos visita e aos residentes.


Secretaria da Agricultura dá a conhecer opções de investimento e apoios.

O Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Cruz da Graciosa promoveu nos últimos dois dias, um ciclo de conferências destinado a todos os produtores agrícolas e população em geral.
Os temas foram as várias modalidades de apoios a incentivos a actividades agrícolas, que podem ser complementares a outra actividade profissional, e para as quais há apoios.
João Picanço, presidente da Associação de Agricultores e Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, disse estar de acordo com este tipo de iniciativas, pois são importantes para despertar o interesse em novos produtores de uva.
A cultura da vinha decaiu mas ultimas décadas, estando agora difícil de restabelecer esta cultura que já foi a par dos cereais uma das mais importantes da ilha.
João Picanço afirmou ainda, que caso esta acção não venha a resultar em novos produtores é necessário outras iniciativas do género para fomentar novamente a procura por esta actividade.
Noé Rodrigues, Secretário Regional da Agricultura, disse que tem havido por parte dos agricultores uma aposta na diversificação, o que tem acontecido com a meloa.
O governo quer agora virar o interesse também para a vinha e demonstrou com esta iniciativa que há apoios para quem não é agricultor possa reabilitar e converter as suas vinhas que estavam por cultivar.



PS afirma que jornadas nesta ilha demonstram contradições do CDS/PP.

Os deputados do PS, eleitos pelo círculo de Santa Cruz da Graciosa, reagiram em comunicado, às jornadas parlamentares do PP na Graciosa, lamentando que as jornadas “tenham resultado num comunicado que mais não é, do que uma caixa-de-ressonância, das poucas questões que ficaram por resolver na última visita estatutária do Governo à ilha.”
Os socialistas da Graciosa, afirmam que as “conclusões destas jornadas, são a negação de si próprias e revelam uma gritante contradição do CDS/PP. Por um lado, reconhece os bons investimentos públicos na Graciosa, como a recuperação das Termas do Carapacho, e, por outro, não faz mais do criticar o suposto falhanço da política de coesão.”
Os deputados do PS eleitos por círculo, lamentam ainda, que o CDS/PP, que sempre defendeu a iniciativa privada, diga agora que cabe ao Governo Regional assegurar, também, as despesas com pessoal especialista, para as Termas do Carapacho.
O PS Graciosa avança ainda, sobre este assunto, que “o Governo Regional dos Açores já assumiu a sua parte neste processo, ao ter construído e consignado, posteriormente, à iniciativa privada dois investimentos públicos de grande importância para a ilha – o novo hotel e a recuperação das termas -, num investimento superior a 10 milhões de euros.”
A terminar, o secretariado do PS Graciosa verifica que os deputados do CDS/PP não apresentaram “uma única ideia ou proposta para resolver os verdadeiros problemas da Graciosa.”



Eventos de promoção do destino Graciosa recebem apoio da Câmara Municipal.

Nas deliberações tomadas em reunião camarária destaca-se alterar a composição das comissões de vistoria do município e apoiar a Igreja Paroquial de Guadalupe, com oferta de materiais para as pinturas da Igreja de Santo António da Vitória, bem como facultar transporte de e para o porto comercial à Filarmónica da Ribeirinha da Ilha Terceira, na sua deslocação a esta ilha.
O executivo camarário, aprovou ainda, o apoio com transportes em terra e algumas refeições a deslocação à Graciosa de um equipa composta por um fotografo subaquático, fotógrafo de turismo, redactora e assistentes técnico, que irão recolher material de promoção turística a ser publicado na revista “Inmersíon” e em sites de promoção turística.
A Câmara Municipal vai ainda prestar apoio ao festival Jazzores 2011, nomeadamente no concerto que será realizado na Graciosa, e ainda à animação de verão que já se iniciou em colaboração com o Museu da Graciosa.
Outro apoio que resultará em promoção do nosso município é à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, que organizará uma prova conduzida de vinhos de Portugal, das várias regiões vitivinícolas e dos vinhos da Graciosa. Nesta prova será ainda apresentado o Projecto Rota do Vinho, nomeadamente Rota dos Açores, em que a Graciosa está presente a par de Terceira e Pico.


Caminho de acesso ao Clube Naval em más condições.

Um pequeno troço, logo no início do Caminho de Santa Catarina, muito utilizado para estacionamento e circulação junto ao Clube Naval, espaço que funciona diariamente como snack-bar e é um dos sítios de grande convívio em Santa Cruz da Graciosa.
Naquela zona encontram-se ainda três moradias de aluguer, que em nada beneficiam com a situação de pó que se cria à passagem dos carros ou quando chove.
Aquele pequeno troço já por muitas vezes foi noticia, pois no Inverno muitas são as poças e buracos que a chuva ali forma, tornando difícil o acesso ao clube naval.
Uma situação que merece um arranjo que dê mais dignidade àquela zona junto à beira-mar, mesmo que seja provisório.
Vamos aguardar pela reação da Câmara Municipal, entidade que poderá resolver a situação a curto prazo.




Twitter Facebook Favorites More