Traduzir

Rádio Graciosa


22 julho 2011

Resumo Semanal 18 a 22 de Julho de 2011.

Concurso para exploração de Centro de Processamento de Resíduos a decorrer.

A recolha selectiva de lixo no Concelho de Santa Cruz da Graciosa, arrancou há cerca de três semanas.
Um período que tem sido de adaptação, mas que segundo a vice-presidente da autarquia, Maria Conceição Cordeiro, tem decorrido bem e por isso o balanço é positivo.
A população tem aderido, verificando-se de semana para semana um aumento no número de lixo separado, e consequentemente uma diminuição no diferenciado.
As dúvidas ainda aparecem, e têm sido esclarecidas sempre pela autarquia e pelos seus técnicos.
A forma como tem decorrido, e pela dimensão da ilha, leva a crer que este passo demore muito menos tempo na nossa ilha a implementar, do que tem ocorrido noutras.
A sensibilização continua, e depois de uma primeira fase pelas casas das pessoas, realizou-se uma segunda fase pelos estabelecimentos comerciais, e esta semana arranca a terceira fase, pelas zonas em que tem havido mais dificuldade na separação e também pelas moradias onde das outras vezes não houve contacto.
Para que todo o processo decorra bem, é importante que a população perceba os benefícios para a ilha e consequentemente para todos nós, com este acto.
Conceição Cordeiro alertou para os perigos de continuarmos com a forma de tratamento de lixo que até há pouco existiu na Graciosa, tais como contaminação do solo, sub-solo e lençóis de água.
A Câmara Municipal está a efectuar a recolha selectiva de lixo apenas com duas viaturas, sendo o ideal a compra de mais uma viatura, investimento que a autarquia não põe de parte, mas não durante o corrente ano.
No final do Verão o centro de Processamento de Resíduos da Graciosa deverá começar a funcionar, assim confirmou Conceição Cordeiro.
Adiantou ainda à Rádio Graciosa, que está a decorrer o concurso para a sua exploração, estando por isso o Município a acondicionar todo o lixo para reciclagem, para que possa ser exportado da ilha em contentores.


Primeira Parafarmácia da Graciosa já abriu.

Trata-se de uma parceria com a Farcordia, que já abriu outros estabelecimentos do género noutras ilhas do arquipélago.
Cosmética, higiene, cuidado pessoal, puericultura, produtos naturais, suplementos, ortopedia, optometria e sexualidade são as áreas dos produtos que estão à venda neste estabelecimento.
Valdemiro Vasconcelos, provedor da Santa Casa da Misericórdia de São Mateus, disse ser uma mais-valia para a ilha e para a freguesia em particular, que passam a dispor de mais um serviço.
Podem ser adquiridos todo o tipo de produtos que não necessitam de receita médica.
Para aquela valência a Santa Casa de São Mateus destacou uma funcionária, que teve formação para o efeito.
A Parafarmácia está aberta entre as 9 e as 17 horas.



PSP identificou autor de furto.

A PSP de Santa Cruz da Graciosa procedeu no passado Domingo a uma acção de fiscalização em que fiscalizou 13 veículos e 1 estabelecimento comercial. No decurso desta acção foi detectada 1 infracção por não utilização do cinto de segurança durante a condução, foram emitidos 3 avisos de apresentação de documentos e ainda detectado um estabelecimento comercial a funcionar, fora do horário para o qual está licenciado.
A PSP de Santa Cruz da Graciosa identificou ainda o autor de um furto e recuperou algum dinheiro do acto. Adetenção do homem de 27 anos resultou de várias investigações, tendo sido recuperados 195 euros e 20 cêntimos, 20 dólares canadianos e 16 dólares americanos.


Filarmónica União Popular Luzense cria orquestra.

A notícia é avançada no bloque da própria filarmónica, que refere que este passo tem como objectivo dotar a instituição com outras valências e cativar mais juventude luzense para as fileiras da banda, bem como modernizar a F.U.P.L.
Esta é uma iniciativa já ambicionada pelos responsáveis musicais da Filarmónica União Popular Luzense, em particular pelo seu maestro João Leite.


Cartaz das Festas de Santo Cristo 2011 já foi apresentado.

O cartaz reúne os três elementos principais das festas, o primeiro a celebração religiosa, com a imagem de Santo Cristo a percorrer as principais ruas da vila de Santa Cruz da Graciosa, arrastando um mar de gente até à Matriz.
Os dois outros elementos que compõe o cartaz deste ano e que definem as festas concelhias são o Festival taurino, com uma imagem da brilhante actuação de Pedrito de Portugal nas festas do ano passado e ainda os concertos do Festival Ilha Branca.
Religião, Touros e Música os ingredientes das festas de Santo Cristo 2011, que decorrem de 12 a 16 de Agosto em Santa Cruz da Graciosa.


Parada das Arvores trouxe colorido diferente à Praça Fontes Pereira de Melo.

O Governo dos Açores, no âmbito do programa das comemorações do Ano Internacional das Florestas está a promover em todas as ilhas, a “Parada das árvores” com a distribuição dos moldes que são decorados, na sua maioria, por alunos de escolas da Região.
Após decoradas, todas as árvores são exibidas na página de internet da Direcção Regional dos Recursos Florestais, a fim de serem submetidas a votação por via electrónica.
Na ilha Graciosa foram entregues 6 árvores, duas das quais foram entregues à Escola Secundária e as restantes 4 foram distribuídas pelas escolas do 1º ciclo.
As árvores decoradas pelos alunos das nossas escolas estão em exposição na Praça Fontes Pereira de Melo e vão depois percorrer todas as freguesias da ilha.
A votação está aberta ao público em geral e decorre até a 20 de Setembro de 2011, visando o apuramento das três árvores vencedoras em cada ilha.
No dia 21 de Setembro serão divulgadas as três árvores vencedoras em cada uma das ilhas que, posteriormente serão colocadas a leilão na referida página de internet.
Para escolha das instituições que, em cada ilha, serão as beneficiárias dos valores angariados, será também colocada a votação, na página de internet da Direcção Regional dos Recursos Florestais, uma listagem das Instituições de Solidariedade Social dos Açores.



Horários dos transportes marítimos e custos das passagens sentidos nas festas de verão.

As Comissões de Festas da ilha Graciosa enfrentam dificuldades para conseguir realizar as festas de Verão.
A falta de pessoas para integrar as comissões é um problema, desde alguns anos, a que se junta agora as dificuldades financeiras, pois houve um corte de cerca de 20% no apoio dado pela Câmara Municipal.
Valdemiro Vasconcelos, da Comissão de Festas de São Mateus, disse que a diminuição de 2 mil e 500 euros para 1.800 euros trouxe mais dificuldades à realização das festas.
Estas dificuldades, aliadas à incerteza das pessoas perante as dificuldades financeiras que se atravessa, resultou de alguns cortes naquelas festas.
Os horários dos barcos, e os custos das passagens aéreas, impedem que se tragam à ilha mais grupos musicais e filarmónicas de outras ilhas, que habitualmente trazem sempre consigo um conjunto de pessoas.
Este ano, as despesas das comissões de festas, aumentaram com as licenças necessárias, em especial para as touradas, tal como nos disse Tiago Avelar, da Comissão de Festas da Fonte do Mato.
Apesar de todas as dificuldades, as comissões das festas que tem estado a decorrer, têm apostado nos grupos locais.
São alguns os agrupamentos da ilha para animação de festas que existem nesta altura e que tem passado por todas as festas, numa aposta também de valorizar o que é graciosense e dá-lo a conhecer a quem nos visita.



Ratos e Coelhos fazem prejuízos nas culturas e pastagens.

Os coelhos bravos existem na nossa ilha em grande número, estando a afectar em particular a cultura da vinha, hortícolas e as pastagens.
Há áreas da agricultura muito importantes, na ilha Graciosa, que estão a braços com este problema, que segundo as associações de agricultores, é do conhecimento das autoridades locais e regionais, da área da agricultura.
Enquanto não chegam as soluções, os agricultores ao verem-se prejudicados, solicitam a “correcção” dos terrenos, para obterem a autorização, para a caça ao coelho, o que no entanto não tem sido por si só eficaz, uma vez que há muita pouca gente a caçar coelho nesta ilha.
Outra praga que provoca sempre alguns dados é também os ratos, que é anualmente alvo de 2 campanhas de desratização na Graciosa, estando a próxima agendada já para Setembro.



Artur Lima critica “hiper-centralismo”que transforma Açores “numa ilha e oito ilhéus”.

A resposta do Governo a um requerimento do CDS-PP sobre a operação da SATA Air Açores no arquipélago da Madeira é a prova de que “a SATA serve melhor a Madeira do que serve os Açores” e de que todos os argumentos apresentados pela Secretaria Regional da Economia e pela própria companhia aérea para justificar a concentração da frota numa só ilha eram “falaciosos”.
A crítica é de Artur Lima, Presidente do CDS-PP Açores, que não tem dúvidas: “O critério de concentração da frota é, pura e simplesmente, centralista. Os critérios da SATA e do Governo para não ter um avião nas Lajes nem sequer poupam dinheiro, pelo contrário, esbanjam dinheiro, para além de que fazem diminuir o emprego qualificado e altamente qualificado na Terceira, bem como a criação de eventuais novos postos de trabalho. Se calhar é à conta destes esbanjamentos que a Região está como está aplicando taxas a tudo e, se calhar, por isso, é que a SATA aumentou o quilo da bagagem em 400% e os Açorianos pagam as tarifas que pagam, porque é preciso financiar este monstro que está hiper-centralizado numa só ilha”.




20 Nascimentos registados na primeira metade de 2011.

Os dados do Serviço Materno-Infantil, do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, indicam ainda que no passado mês registaram-se apenas 2 nascimentos.
Número razoável, mas que continua a ser inferior aos óbitos, que já vão em cerca de 30, quando estamos a meio deste ano.


Twitter Facebook Favorites More