Traduzir

Rádio Graciosa


15 julho 2011

Resumo Semanal 11 a 15 Julho de 2011

Artur Silva venceu o III Ralie Ilha Graciosa.

Foram 42 os inscritos no III Ralie ilha Graciosa, e terminaram a prova 32 concorrentes.
O vencedor foi a equipa nº 5, Artur Silva/Fernando Meneses, da ilha Terceira, que conquistaram o primeiro lugar desta prova, tripulando um Citroen Saxo Cup.
Em segundo lugar ficou a dupla com o nº 2, Marco Veredas/Miguel Azevedo, também num citroen Saxo Cup a 23 segundos e 1/10 dos primeiros. Em terceiro lugar classificou-se o concorrente nº 32, Jorge Sousa/Adriano Rosa, num Toyota Corola Coupé da classe VSH que fez mais 43 segundos e 7/10 do que os vencedores.
Cláudio Bettencourt/Luís Silva, num MITSUBISHI LANCER EVO VIII, andaram sempre à frente de todos os concorrentes, averbando sempre, os melhores tempos nas provas especiais, mas por não terem cumprido o percurso deste Ralie, ficaram penalizados em 5 minutos. Esta penalização retirou-lhes o primeiro lugar no pódio, relegando-os para o 31ª lugar, o penúltimo da geral.
As restantes equipas Graciosenes, ficaram em 25º Paul Barbosa/Orlando Freitas, a 2 minutos 53 segundos 7/10 do vencedor, e em 30º Laudalino Furtado/Carlos Brum a 3 minutos 47 segundos e 9/10 do vencedor.
A Equipa José Grilo/Ricardo Areia, semi-Graciosense, classificou-se no 27º lugar, a 3 minutos, 0 segundos e 9/10 do 1º lugar.


Troço dos Vimiais vai acabar nos tribunais.

Pedro Costa da Agraprome diz que este ralie foi uma grande festa, apesar do percalço no troço dos Vimiais, mas diz que a Agroprome sempre que os Graciosenses o entenderem, farão tudo para que continue a haver o Ralie na Graciosa.
Já para Olavo Esteves, o incidente no troço dos Vimiais, foi uma mancha neste Ralie, e adiantou que esta prova perdeu a qualidade, com este acto irresponsável que deve ser punido de acordo com a Lei.
Todos os concorrentes foram unânimes no que toca à anulação do Troço dos Vimiais, afirmando que a prova perdeu competitividade, e que o responsável tem de ser punido.
A diretora da prova, Ana Pires, foi obrigada a cancelar as duas passagens do troço dos Vimiais, por falta de segurança, dado que foram colocados na via pública, pregos de aço, e foi espalhado óleo, em grande quantidade, no chão. Alguns carros dos concorrentes que faziam reconhecimento do percurso, furaram pneus com pregos de aço que se encontravam soldados em forma de tetrápode. O próprio carro da PSP foi vítima de furos nos pneus, devido à mesma situação.
A entidade organizadora do Ralie vai apresentar uma queixa crime ao ministério público que por sua vez já tem conhecimento público desta situação anormal e impensável nos nossos dias.



Luis Rouxinol, Tiago Pamplona e António Ferrera na Feira Tauromáquica 2011.

O evento que decorre de 13 a 15 de Agosto, integrado nas Festas de Santo Cristo 2011, tem como cabeças de cartaz Luis Rouxinol e António Ferrera.
Na tourada de Sábado, na Praça de Touros do Monte da Ajuda, irão correr 6 touros de António Charrua e 1 de João Moura, que serão toureados por Luis Rouxinol, e os irmãos Tiago e João Pamplona e ainda Miguel Moura.
Na Segunda-feira, correm 7 touros de Rego Botelho e que serão lidados pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Tiago Pamplona, Miguel Moura e o bandarilheiro espanhol António Ferrera.
Nas duas corridas participarão três grupos de forcados.



Filme vai promover reserva da biosfera.

Álamo Meneses sublinhou que uma reserva da biosfera “não é entendida como um sítio em que nada se pode fazer”, antes, pelo contrário, é um sítio onde se pode demonstrar que a actividade humana e a natureza são compatíveis.
“É com esse objectivo que o Governo está a fazer um conjunto de pequenos filmes que tentam, exactamente, mostrar a relação entre o homem e a natureza nestes espaços”.
Nas três ilhas açorianas que são reservas da biosfera (Graciosa, Flores e Corvo) “está a ser feito este esforço”, recorrendo a pessoas das comunidades locais e a imagens da natureza e da intervenção humana, mostrando “aquilo que são as vivências, as aspirações e o desejo de desenvolvimento das ilhas”, concluiu.




Câmara Municipal realiza concurso de fotografia em zonas balneares.

O concurso a decorrer nas duas zonas balneares detentoras de bandeira azul, tem já a primeira fase a decorrer, assim até ao final do mês de Julho os interessados devem tirar as suas fotos e entregar na Câmara Municipal.
Numa segunda fase do concurso, as fotografias estarão expostas nas referidas zonas balneares de 4 a 22 de Agosto. Neste período os frequentadores das zonas balneares poderão votar na sua favorita e assim será eleito o vencedor que terá direito a um prémio.



Continuam a faltar passadeiras em Santa Cruz da Graciosa.

O Município Santa-cruzense pintou algumas passadeiras, mas que não se tem mostrado suficientes na prática.
No Largo Santo António, na Ruas João de Deus Vieira, Marquês de Pombal, e Castilho ainda faltam passadeiras para travessia de peões.
Mesmo em frente ao edifício camarário, nota-se a falta de passadeira, passando-se o mesmo Junto da Loja SATA, pois ainda falta esta sinalização em muitos entroncamentos e cruzamentos do Centro da Vila classificada de Santa Cruz da Graciosa. Muitas são as pessoas que se queixam desta situação da falta de passadeiras para que os peões possam atravessar com segurança.



4 Óbitos registados em Junho.

Os dados da Conservatória do Registo Civil de Santa Cruz da Graciosa indicam ocorrência de 4 óbitos no passado mês de Junho.
No mês transacto aquela conservatória registou ainda 2 casamentos e 1 divórcio.
Quando estamos a meio do ano de 2011 já houve cerca de 30 óbitos na Graciosa, número que continua a ser superior ao dos nascimentos.



Registamos 0,8% das denúncias de violência doméstica nos Açores.

Encontra-se já disponível para consulta, a publicação referente ao estudo sobre a Violência doméstica na Região Autónoma dos Açores.
Em relação à Graciosa, e à sua realidade perante o todo regional, verifica-se que as queixas registadas, corresponderam a 0,8%, sendo a ilha dos Açores com menor percentagem de queixas, a seguir ao Corvo em que não houve nenhuma queixa deste tipo. A taxa de incidência na nossa ilha rondou os 0,6%.
Nos Açores, a maioria das vítimas são do sexo feminino, 91,4%, existindo 8,6% de vítimas masculinas. Uma realidade que se mostra diferente na Graciosa, com as mulheres a serem 84,6% das vitimas e 15,4% no respeitante aos homens, o que faz da Graciosa a ilha com maior percentagem de vitimas masculinas.
Um aspecto positivo deste estudo, é que a Graciosa é das poucas ilhas do arquipélago, em que não há queixas de violência contra idosos, sendo as vítimas 15,4% entre os 15 e 29 anos, 76,9% entre 30 e 44 anos e apenas 7,7% entre os 45 e 59 anos de idade.
Nos Açores, 70% das vítimas são casadas, numero que na Graciosa atinge os 83,3%, portanto superior à média regional, sendo no entanto semelhante o factor do estado civil, pois tanto nos Açores em geral, como na Graciosa em particular, a maioria das vítimas tem emprego e são ativas na sociedade, seguindo-se depois as domésticas como o segundo grupo mais afectado. Na Graciosa não houve nenhuma vitima que estivesse desempregada.
O retrato da violência doméstica na Graciosa, resultante deste estudo, indica ainda que a nossa ilha tem a maior percentagem de vítimas sem filhos, 42,9%, mas pelo contrário é dos Açores a que tem maior incidência de violência sobre vítimas com 3 ou mais filhos, 28,6%.
Na Graciosa, as vítimas não apresentam na sua maioria ferimentos graves.
No retrato aos agressores, o estudo concluiu que na Graciosa a maioria tem entre 33 e 45 anos, 85,7%, e 14,3% são muito jovens, entre os 15 e 29 anos. Graciosa e Santa Maria são as ilhas em que a maioria dos agressores são agricultores e trabalhadores qualificados nas áreas de agricultura e pescas, mais de metade tem apenas 1 filho e os restantes não tem filhos.
Uma realidade já conhecida é o factor álcool como origem da violência doméstica, pois na nossa ilha 69,2% dos agressores consomem álcool e somos a terceira ilha com o valor mais alto desta taxa, como fator desencadeante de violência.
Na Graciosa apenas existe a esquadra de Santa Cruz da Graciosa para receber queixas formais, cujo atendimento a estes casos é feito num gabinete de apoio em área reservada, o que só acontece em outras 3 esquadras dos Açores.
Um retrato preocupante da violência doméstica na nossa ilha, números que se sabem ser na realidade maiores, pois muitos casos não chegam ser denunciados.




Santa Casa de São Mateus abre parafarmácia na Segunda-feira.

Parafarmácia é um estabelecimento comercial similar a uma farmácia, contudo limitada à venda de medicamentos que não necessitem de receita médica. Esse tipo de estabelecimento não se encontra sujeito às restrições legais existentes para o licenciamento de farmácias, ou seja, não é preciso ser farmacêutico para abrir uma, basta a devida autorização da Secretaria Regional de Saúde.
Este estabelecimento, o primeiro do género na ilha é inaugurado às 11 horas de Segunda-feira e vai situar-se na Rua Dr. Brito de Albuquerque nº5.



PSP deteve homem por furto e recuperou material roubado.

A PSP de Santa Cruz da Graciosa deteve no último fim-de-semana um homem de 51 anos de idade, por condução de um veículo automóvel, sob a influência de álcool, com uma taxa de álcool no sangue de 2.71 g/l.
A PSP de Santa Cruz da Graciosa efectuou outra detenção na Terça-feira, desta vez de um homem de 25 anos, pelo crime de dois furtos em interior de residência, tendo a PSP conseguido recuperar o material furtado.



Autarquia apoia em 100 mil euros Festival Ilha Branca e Feira Taurina.

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, reunida nos Paços do Concelho aprovou o apoio de 100 mil euros para a Associação de Promoção e Desenvolvimento da Ilha Branca, que promove o festival Ilha Branca e a Feira Taurina.
Trata-se apenas de uma parte do dinheiro necessário aos dois eventos.
A autarquia apoiou ainda a deslocação da Filarmónica Recreio dos Artistas à Horta.
Um assunto de destaque do encontro camarário, foi a aprovação de uma alteração dos serviços camarários.
Todas as Terças-feiras o gabinete técnico da Câmara receberá todos os munícipes que tenham a decorrer processos de construção, para terem os devidos esclarecimentos.
A autarquia aprovou ainda a renovação do protocolo com a Academia Musical da Ilha Graciosa para a Temporada Musical.



Vereadores PSD propõem plano diferente da recolha selectiva de lixo.

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, propuseram em reunião do executivo camarário, que a recolha selectiva de resíduos que está a ser implementada na ilha, tivesse um plano diferenciado para os estabelecimentos comerciais.
Esta proposta visa uma melhor planificação da recolha selectiva, com vista a responder às necessidades dos estabelecimentos comerciais.
Segundo Avelar Santos, o facto de existirem apenas duas viaturas de recolha de lixo, pode condicionar a alteração dos horários de recolha.
A autarquia está aberta às sugestões, mas diz saber que se trata de um processo lento e difícil.




Direcção do Luzense garante continuidade do Futebol Sénior.

O esclarecimento veio no seguimento de informação chegada à Rádio Graciosa, de que havia a possibilidade de colocar um ponto final no futebol, do principal escalão do clube.
Manuel de Jesus Silva, presidente do clube azul e branco da Freguesia da Luz, afirma tratar-se de um boato e calúnia lançada a esta direcção, que tomou posse há pouco tempo.
O presidente do Grupo Desportivo Luzense, que está já no segundo mandato consecutivo, refere mesmo que quem lança este tipo de comentários não gosta do clube, nem da freguesia, e garante que a direcção recentemente eleita, nunca pôs em causa a continuidade do futebol, pelo contrário continua a ser a sua principal prioridade.
Tentar tudo para manter o futebol sénior ativo, é segundo Manuel de Jesus Silva uma garantia que deixa aos sócios do Luzense.
A época 2011/2012 está a ser preparada há algum tempo, estando já tudo confirmado e preparado para a existência dos dois escalões de formação do clube.
No escalão sénior, estão já certos alguns jogadores e com a saída de Fernando Correia de treinador principal, a direcção do Luzense tem já dois nomes certos para a equipa técnica, no entanto não querem ainda revelá-los.





Twitter Facebook Favorites More