A recolha selectiva de lixo no Concelho de Santa Cruz da Graciosa, arrancou há cerca de três semanas.
Um período que tem sido de adaptação, mas que segundo a vice-presidente da autarquia, Maria Conceição Cordeiro, tem decorrido bem e por isso o balanço é positivo.
A população tem aderido, verificando-se de semana para semana um aumento no número de lixo separado, e consequentemente uma diminuição no diferenciado.
As dúvidas ainda aparecem, e têm sido esclarecidas sempre pela autarquia e pelos seus técnicos.
A forma como tem decorrido, e pela dimensão da ilha, leva a crer que este passo demore muito menos tempo na nossa ilha a implementar, do que tem ocorrido noutras.
A sensibilização continua, e depois de uma primeira fase pelas casas das pessoas, realizou-se uma segunda fase pelos estabelecimentos comerciais, e esta semana arranca a terceira fase, pelas zonas em que tem havido mais dificuldade na separação e também pelas moradias onde das outras vezes não houve contacto.
Para que todo o processo decorra bem, é importante que a população perceba os benefícios para a ilha e consequentemente para todos nós, com este acto.
Conceição Cordeiro alertou para os perigos de continuarmos com a forma de tratamento de lixo que até há pouco existiu na Graciosa, tais como contaminação do solo, sub-solo e lençóis de água.



segunda-feira, julho 18, 2011
Rádio Graciosa