O vice-presidente do Governo desmentiu, no parlamento açoriano, que o anterior Governo da República tenha deixado uma “dívida” de 200 milhões de euros à Região Autónoma dos Açores.
Sérgio Ávila reagia, assim, a uma intervenção do líder da bancada do PSD/A, a quem acusou “de tentar potenciar uma relação de conflitualidade” entre os Governos dos Açores e da República.
Segundo explicou, os 100 milhões de euros relativos aos resíduos sólidos não estão pendentes, mas sim já aprovados.
Relativamente à extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo, um projecto orçado em 20 milhões de euros, Sérgio Ávila referiu que o mesmo não só tem já o seu contrato assinado como está já em execução.
Quanto a uma pretensa dívida de 40 milhões para com a EDA, o Vice-Presidente explicou que o Governo do PS, até à data, "cumpriu" com o que estava acordado.
Nesta matéria, adiantou Sérgio Ávila, faltam apenas os pagamentos relativos aos anos posteriores a 2010, razão pela qual esperamos que o novo Governo da República cumpra com aquilo a que um outro Governo PSD/CDS-PP se comprometeu em 2003.
Para Sérgio Ávila, fica claro que os montantes deixados pendentes com a Região pelo anterior Governo da República não são 200 milhões de euros mas sim de 13 milhões de euros, desde que o actual Governo da República não volte atrás naquilo que é a execução plena dos compromissos anteriormente assumidos.
Fonte: JornalDiario



quinta-feira, julho 07, 2011
Rádio Graciosa