O Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Cruz da Graciosa promoveu nos últimos dois dias, um ciclo de conferências destinado a todos os produtores agrícolas e população em geral.Os temas foram as várias modalidades de apoios a incentivos a actividades agrícolas, que podem ser complementares a outra actividade profissional, e para as quais há apoios.
João Picanço, presidente da Associação de Agricultores e Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, disse estar de acordo com este tipo de iniciativas, pois são importantes para despertar o interesse em novos produtores de uva.
A cultura da vinha decaiu mas ultimas décadas, estando agora difícil de restabelecer esta cultura que já foi a par dos cereais uma das mais importantes da ilha.
João Picanço afirmou ainda, que caso esta acção não venha a resultar em novos produtores é necessário outras iniciativas do género para fomentar novamente a procura por esta actividade.
Noé Rodrigues, Secretário Regional da Agricultura, disse que tem havido por parte dos agricultores uma aposta na diversificação, o que tem acontecido com a meloa.
O governo quer agora virar o interesse também para a vinha e demonstrou com esta iniciativa que há apoios para quem não é agricultor possa reabilitar e converter as suas vinhas que estavam por cultivar.
Serviço de Desenvolvimento Agrário a dar a conhecer as áreas em que é possível investir e para as quais há apoios.



sexta-feira, julho 29, 2011
Rádio Graciosa