Traduzir

Rádio Graciosa


16 junho 2011

Vão avançar as obras para diminuir a agitação dentro do Porto de Pescas.

O Sub-Secretário Regional das Pescas disse que o Governo vai avançar com a obra para diminuir a agitação dentro do Porto de Pescas. Marcelo Pamplona anunciou ainda, que o Porto da Calheta, danificado pelo mau tempo, será recuperado.

Dadas as explicações dos membros do Governo, João Picanço, conselheiro e presidente da Associação de Agricultores e Adega e Cooperativa Agrícola, disse que para participar numa feira, não consegue escoar os seus produtos para as ilhas do triângulo. O Secretário da Economia, Vasco Cordeiro explicou que nos transportes marítimos não há condições para assegurar uma escala diária, e que tem sido tentado um equilíbrio, entre aquilo que podem, e tem, mas sempre com o objectivo de melhorar.

No final do encontro, Carlos César, presidente do Governo Regional dos Açores, disse que este tipo de reuniões são importantes, para determinar as prioridades dos investimentos.

No entanto admitiu haver “uma grande imprevisibilidade nos recursos financeiros”, que poderá condicionar os investimentos previstos para daqui a dois anos.
Sobre o projecto da Marina em particular e questionado sobre o Governo não avançar com uma data, Carlos César esclareceu que o projecto da marina da barra é da autarquia e não do governo.

O executivo vai dar o apoio financeiro para a reformulação do projecto, o que será firmado através de contrato ARAAL, aliás um tipo de parcerias que este executivo pretende continuar com a nossa autarquia.

Carlos Brum, presidente do Conselho de Ilha, fez um balanço positivo do encontro, uma vez que as medidas consideradas mais importantes para a ilha foram aceites, embora noutras as coisas fiquem na mesma.

O caso dos transportes é uma situação muito sensível, para a qual o Conselho de Ilha ainda não obteve uma resposta que vá de encontro àquilo que os graciosenses necessitam.
À noite o Governo reuniu em conselho no Graciosa Hotel.

Twitter Facebook Favorites More