Ontem, em São Bartolomeu de Messines, no Algarve, realizou-se pela 1ª vez, uma coroação do em honra ao Divino Espírito Santo, que segundo Carlos Vargas, que de alguma forma é um devoto do Divino, afirma que faz todo o sentido que passem a realizem-se as festas populares do divino espírito santo, por ser a terra de João de Deus, que foi o poeta do amor e da criança.
A organização constatou que a coroação e a festa decorreram com muita êxito, tendo sido coroadas 12 crianças da EB2/3 de Messines e jardim de infância e participaram uma largas dezenas de crianças, assim como a população.
Esta função, teve a particularidade de terem sido adotados os rituais Graciosenses, dado que foi confecionada pela cozinheira Alzira Silva, que se deslocou de propósito para o efeito, tendo sido muito apreciadas sopas, bem como o cozido, massa sovada, arroz doce e as queijadas da Ilha Graciosa.
Carlos Vargas, calcula que reuniram à volta deste culto popular ao divino espírito Santo, mais de 600 pessoas e espera que para o ano se voltem a realizar, com mais devoção, estas festas.
Agradece ainda a todos os açoreanos que estiveram presentes, e espera que para o ano estejam mais.
Estas festas tiveram o apoio da Caixa de Credito Agrícola de São Bartolomeu de Messines.
Função à moda da ilha Graciosa, foi celebrada em São Bartolomeu de Messines no Algarve.