Traduzir

Rádio Graciosa


25 junho 2011

Resumo Semanal 20 a 24 Junho de 2011

O Governo Regional dos Açores, apresentou as deliberações que saíram do Conselho de Governo realizado durante a visita à Ilha Graciosa.

Na educação foi aprovada a elaboração do Programa Funcional para a reabilitação do edifício da Escola Básica e Jardim de Infância de São Mateus, em colaboração com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, obras que o Governo irá comparticipará em 15%.

Na Solidariedade Social, a secretaria executará uma empreitada para a construção de duas habitações de tipologia T3, no Loteamento da Rua Barão da Fonte do Mato, que se destinam ao alojamento de famílias carenciadas.

Nos transportes marítimos, o governo decidiu dar orientação à Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, para a contratação de um piloto de barra para assegurar o serviço de apoio ao tráfego marítimo de passageiros e de mercadorias na ilha da Graciosa.

A APTG deverá ainda lançar até Outubro próximo o procedimento relativo à empreitada de construção da rampa roll on–roll off no Porto Comercial da Graciosa, num investimento de cerca de um milhão de euros.

Na saúde, o Governo aprovou a abertura de concurso para a contratação de mais um médico de família para o Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa e o Plano de Mudança de Equipamentos e Serviços para o novo Centro de Saúde, para que, atempadamente e garantindo a segurança dos utentes, se proceda à transferência das valências necessárias ao funcionamento da nova unidade de saúde no primeiro trimestre de 2012.
O Governo decidiu ainda que esta ilha vai passar a ter um banco de sangue que garanta “a existência permanente de unidades de sangue a serem utilizadas em casos de emergência” o que será conseguido com a aquisição de um equipamento frigorífico especial.

Na agricultura, o Governo Regional decidiu renovar os protocolos de cooperação e parceria, com as organizações de agricultores da ilha, garantindo os serviços prestados à actividade dos produtores, e à melhoria da respectiva capacidade de gestão. Foi ainda aprovado que o IROA, SA., lance a empreitada de construção e beneficiação do caminho agrícola “Canada Jorge Nunes”, incluindo rede de abastecimento de água e piso em betão betuminoso, num valor previsto de 350 mil euros. O mesmo instituto lançará a empreitada de ligação do furo das Fontes à rede de abastecimento de água à pecuária do Perímetro de Ordenamento Agrário de Santa Cruz/Guadalupe, incluindo o equipamento do furo, construção de reservatório e tubagem, num valor estimado de 280 mil euros.
Ainda na agricultura, serão concluídas as obras de beneficiação do caminho rural Barreiros/Vales (S. Mateus – Santa Cruz) – 2ª e 3ª fase, através da construção do piso em betão betuminoso e rede de drenagem, num investimento previsto de 800 mil euros.
O Plano de Gestão do Núcleo Florestal da Caldeira, continuará com a construção de dois miradouros e arborização de 1,5 hectares de pastagem marginal.
No Plano de Ordenamento Florestal das pastagens do Baldio da Serra Branca, serão instalados dois quilómetros de cortinas de abrigo.
O IAMA em colaboração com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, vai proceder à escolha final dos terrenos para imediata elaboração do projecto do novo Matadouro da ilha Graciosa.
Ainda na área agrícola será estabelecido um protocolo de apoio especializado à gestão do projecto de investimento da Adega e Cooperativa da Graciosa, visando a sua modernização. Este protocolo permitirá afectar um técnico agrícola, com vista melhor à diversificação da agricultura Graciosense e, em particular, à comercialização do meloa, do alho e do vinho.

As águas mereceram algum destaque na visita deste ano com a aprovação da delimitação dos perímetros de protecção das origens de águas subterrâneas (nascentes e furos) captadas para abastecimento público para consumo humano da ilha Graciosa.
Neste mesmo contexto, será feita a extensão da rede de monitorização da qualidade das águas subterrâneas à ilha Graciosa, passando a assegurar a vigilância dos parâmetros de qualidade das águas captadas para abastecimento público, o que passará depois para a gestão da autarquia.
O governo pretende ainda em conjunto com a autarquia realizar a campanha de sensibilização para a recolha separativa de resíduos, para coincidir com o arranque do funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa.
Numa outra parceria a que se juntarão associações empresariais e de agricultores, será feita uma campanha de promoção da utilização da marca “Biosfera Açores”.


Nas pescas o executivo de Carlos César apresentou como decisões, mandar elaborar o projecto de consolidação do Porto da Calheta e efectuar a requalificação dos equipamentos de frio do entreposto da Folga, com vista a potenciar o desenvolvimento de produtos de pesca congelados de origem regional.


O Governo Regional deliberou ainda apoiar o plano de restauro do património histórico da Igreja Matriz de Santa Cruz, nomeadamente das pinturas da Capela do Espírito Santo.
A Rádio Graciosa, será apoiada, de acordo com a lei, na transmissão on-line, que já transmite há muitos anos e que faz com que a comunidade que reside fora da ilha acompanhe o que vai acontecendo na sua terra natal.
Os cinco espaços TIC da ilha vão receber 42.500€, destinados a formação e ao seu funcionamento.
O Sporting Clube da Guadalupe receberá 6.670€ para a aquisição de uma viatura no âmbito da celebração de um contrato-programa, correspondente a 40% do valor global de aquisição.
Outros dois apoios atribuídos são para o Centro Social e Paroquial da Luz destinado a melhoramentos e aquisição de equipamentos para o Centro de Dia e a III Bienal de Turismo Subaquático na ilha Graciosa, a realizar em Outubro, será também apoiada.



PS Graciosa considera visita do governo positiva.

Segundo o PS Graciosa, “apesar de estarmos a atravessar um momento de dificuldades e de incertezas, o Governo dos Açores, através do Presidente Carlos César, afirmou no Conselho de Ilha que irá manter, no que é essencial, os investimentos que estavam previstos para esta legislatura.”
Os socialistas graciosenses afirmam ainda que “o empenhamento do Governo Regional dos Açores e do Presidente Carlos César na manutenção do investimento na Graciosa em áreas fundamentais dá-nos garantias de que estamos no caminho certo.”






Rastreio Cancro da Mama na Graciosa em segunda volta.


A Unidade Móvel de Rastreio ao Cancro da Mama está desde segunda – feira na ilha Graciosa, para a 2ª volta de rastreio.
Instalada junto ao Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, a unidade estará em Santa Cruz, até dia 6 de Julho para rastrear as mulheres na faixa etária entre os 45 e 74 anos.
As mulheres da ilha já foram convocadas, através de carta, para procederem ao referido rastreio, dentro dos dias destinados às utentes da sua freguesia.
Recorde-se que na primeira volta do rastreio do Cancro da Mama, efectuado por esta unidade móvel, na ilha Graciosa, registou uma participação de 65,7% das mulheres elegíveis para rastreio, uma taxa acima da média regional que foi de 51,4%.




Feira Quinhentista leva escola à comunidade no final do ano lectivo.

A Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa promoveu uma Feira Quinhentista na Praça Fontes Pereira de Melo.
Chegada do rei e da rainha, sarau musical, poesia, teatro, jogos tradicionais, feira gastronómica com leitão, compuseram esta feira, com muitos personagens vestidos a rigor.
Cristina Fraga, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas disse que foi neste departamento que surgiu a ideia do evento, que foi logo acarinhada pelo Conselho Executivo. Um evento que começou a ser preparado logo no início do ano, tendo-se os trabalhos intensificado nas últimas semanas.
José Gregório, presidente do Conselho Executivo, referiu que houve uma grande participação dos alunos nesta actividade, para a qual contribuiu um esforço conjunto de diversas entidades e de todos os intervenientes da comunidade escolar, uma vez que a escola não tem orçamento para este tipo de actividades.
O conselho executivo pretende continuar com as actividades que abrem a escola a toda a comunidade.
Quando se está a terminar o ano lectivo 2010/2011, o Conselho Executivo ao celebrar o seu primeiro ano de mandato dá como cumprido o objectivo de criar na escola, um ambiente de gosto pela escola.
Sobre a diminuição do insucesso escolar, José Gregório afirma que esse trabalho tem que demorar mais alguns anos.



Team Graciosa conseguiu 2º lugar no Rallie Sanjoaninas.

O Team Graciosa ficou em segundo lugar no Rallie Sprint das Sanjoaninas.
A corrida do Team Graciosa ficou condicionada logo nos primeiros kms da 1ªPE devido a dois furos. Atraso que causou a conquista do lugar mais alto do podium, mas mesmo assim, nas restantes PE ainda recuperou e conseguiu o 2º lugar atrás de Artur Silva, ficando Marco Veredas na 3ª posição.
Mais um bom resultado para a equipa graciosense, que disputará agora no próximo mês de Julho o III Ralie Ilha Graciosa.



PSD afirma que temos sido vítimas de calendário eleitoral socialista.

Para os sociais-democratas da Graciosa, a visita evidenciou “um Governo cansado, sem ideias e sem novidades para ajudar a ilha Graciosa a enfrentar o futuro”.
Perante as dificuldades que todo o País atravessa, o PSD afirma que o “Governo PS responde sempre com a mesma forma de atuar, e que não é suficiente para verdadeiramente levar ao desenvolvimento da ilha Graciosa e dos Açores”.
Apesar desta crítica o PSD congratula-se com tudo de positivo que o governo anuncia e faz por esta ilha, mas refere que “não significa que estamos a dar os passos necessários para garantir o progresso da nossa ilha”.
Outra crítica que o PSD deixa no seu comunicado, é o facto de o governo limitar-se a incluir no seu comunicado, compromissos que já estavam escritos em comunicados anteriores e “continua sem dar uma resposta satisfatória, aos grandes problemas que continuamente atrasam o desenvolvimento da Graciosa, como é o caso dos transportes”.
A terminar o PSD Graciosa refere que esta visita “veio demonstrar a necessidade de mudar”.



Detido homem com TAS de 1,62 g/litro.

A PSP de Santa Cruz da Graciosa, no passado fim-de-semana, efectuou uma detenção.
Foi detido um indivíduo do sexo masculino de 63 anos, por conduzir um automóvel ligeiro de passageiros sob influência de álcool.
O indivíduo tinha uma taxa de álcool no sangue de 1,62 gramas por litro.



Ralie da Graciosa conta com 45 inscrições.

O III ralie Ilha Graciosa que decorrerá nos próximos dias 8 e 9 de Julho, conta já com 45 equipas inscritas, sendo 5 da Graciosa, 3 de São Miguel e as restantes da ilha Terceira.
As cinco equipas da Graciosa são o team Graciosa de Cláudio Bettencourt, a equipa de José Gabriel Silva, outra de Laudalino Furtado e as outras duas de Nuno Silva e o estreante Paulo Barbosa.
A prova patrocinada pela AGRAPROME, encaminhará para esta ilha, cerca de 2 mil pessoas para assistir a este rallie, que já conquistou um lugar cativo na Taça de Ralies do grupo central.




Núcleo Empresarial teme que não sigamos o ritmo de desenvolvimento das restantes ilhas.

O Secretário Regional da Economia, reuniu durante a visita do Governo Regional, com alguns organismos do sector empresarial da ilha.
Um dos encontros foi com o Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa e com empresários da ilha.
Um encontro que decorreu bem, conforme nos disse Carlos Brum, presidente do Núcleo Empresarial, mas do qual os empresários saíram com a ideia de que os investimentos na ilha Graciosa serão feitos lentamente.
Três investimentos importantes para o desenvolvimento da Graciosa são a Marina, o matadouro industrial e a modernização da Adega e Cooperativa, investimentos que já existem nas outras ilhas. Segundo Carlos Brum é por isso que os empresários graciosenses temem que com a demora que haverá para a sua execução, a Graciosa vá ficando mais para trás em comparação com as outras ilhas.
Sobre os apoios aos empresários, na ilha Graciosa continua-se a sentir dificuldades na elaboração das candidaturas, pois nesta ilha não existem gabinetes de projectistas, nem de outras áreas necessárias para a elaboração das candidaturas. No entanto tem havido melhorias, conforme nos disse Carlos Brum.
Na Graciosa. a crise já se faz sentir há algum tempo e as suas consequências têm vindo a aumentar.
Alguns pequenos comerciantes têm os seus negócios em risco, sendo a construção civil, a área em que o desemprego tem vindo a aumentar substancialmente.
Empresários da Graciosa apreensivos e cautelosos com a crise que se atravessa.




Djs vão animar noites do Festival Ilha Branca.

A Comissão do Festival Ilha Branca 2011 deu a conhecer o cartaz final do festival, em que para além dos cabeças de cartaz, fazem também parte os DJs que actuarão no final das noites do festival.
Slimmy a 12 de Agosto, Paulo Gonzo a 13, Corvos no Domingo, 14 de Agosto e na Segunda-feira Abba Gold Europe são os grandes nomes do Festival deste ano, a quem se juntam agora os Djs Pedro Freitas, Brian Chundro e Santos, o Dj Graciosense Jordan M , Dextro e Cyerg.



Zona Balnear do Carapacho a funcionar em pleno.

A zona balnear do Carapacho está a funcionar em pleno desde o passado dia 15 de Junho.
Esta zona balnear, uma das mais procuradas da ilha está a funcionar com vigilante, tentando assegurar que durante o dia está tudo em conformidade para os banhos de quem ali vai.
As zonas balneares do areal de São Mateus, e Calheta em Santa Cruz, aguardam ainda o hastear da Bandeira Azul, para o início oficial da época balnear.
Na Piscina Municipal as obras aproximam-se do fim, mas a autarquia não avança ainda a data da sua abertura, mas ao que conseguimos apurar está para breve.




Festa do Bom Jesus abre época das Festas de Verão 2011.

As Festas de Verão 2011 começam já no próximo dia 1 de Julho, na localidade de Bom Jesus.
A festa em honra do padroeiro, que dá nome àquela localidade de Santa Cruz da Graciosa, decorre de 1 a 5 de Julho e é a primeira do calendário das Festas de Verão 2011 na Graciosa.
Cindo dias de festa com lugar para os arraiais com artistas continentais e brasileiros, tourada à corda e a tradicional celebração religiosa.



SIDER já permitiu investimento privado de 10 milhões de euros.

O Secretário Regional da Economia, destacou a semana passada na Graciosa, o papel do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER) como elemento fundamental para a dinamização da economia da ilha, “revelando-se cada vez mais como um efectivo instrumento de coesão que se afirma ainda mais relevante nas ilhas de menor dimensão”.
Desde o início da sua vigência, o SIDER possibilitou já a concretização de mais de duas dezenas de projectos de investimento privado que ultrapassam os dez milhões de euros.
Além destes números, “que demonstram a dimensão que um sistema como o SIDER pode ter em ilhas como a Graciosa”, é de salientar, ainda, o facto destes projectos representarem “a criação de mais de quatro dezenas de postos de trabalho, o que é também muito significativo”, disse o governante.


Recebemos 4.666 turista entre Janeiro e Abril.

A Ilha Graciosa recebeu entre Janeiro e Abril deste ano um total de 4 mil e 666 turistas.
Em comparação com 2010 a esta ilha recebeu no mesmo período de tempo mais 1.694 turistas do que o ano passado.
Um número de grande importância para o sector turístico da Graciosa que está a verificar este ano valores até agora nunca alcançados.


Exercício Ilha Branca 2011 da Cruz Vermelha de 17 a 21 de Agosto.

O concelho de Santa Cruz da Graciosa, recebe de 17 a 21 de Agosto próximo, o exercício “Ilha Branca 2011”, da Cruz Vermelha Portuguesa.
Durante quatro dias de estadia nesta ilha, a Cruz Vermelha vai montar um acampamento para 250 pessoas e testar os seus meios.
Conforme nos disse o Comandante Octávio Teixeira, contam ainda fazer rastreios e actividades na Praça Fontes Pereira de Melo.
Esta actividade decorre, segundo Octávio Teixeira, com o apoio inestimável da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e da Junta de Freguesia de São Mateus, proprietária do Parque de Campismo do Pinheiro, onde será instalado o acampamento.
Aberta já há alguns anos, uma delegação em Santa Cruz da Graciosa, Octávio Teixeira diz que o dinamismo do seu coordenador na ilha, Luis Reis, é que tem levado a que o serviço ainda se mantenha.
É já pela terceira vez que este exercício da Cruz Vermelha Portuguesa se realiza nesta ilha.



Câmara Municipal concede mais apoios.

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, reunida no final da semana passada, aprovou uma série de apoios.
O Município apoiou com 450 euros a Marcha do projecto Por favor Não Caía, que fez deslocar à Ilha terceira cerca de 35 idosos desta ilha.
Outro apoio concedido foi ao Clube Desportivo Escolar Ilha Branca, no âmbito do projecto Açores Activos, bem como a Universidade dos Açores, para visita à ilha, dos alunos dos Mestrados de Gestão e Conservação da Natureza e Engenharia do Ambiente.
O executivo municipal, apoiará ainda, o exercício da Cruz Vermelha e o 1º Circuito de Golfe Rústico Açoriano.



Pescadores graciosenses capturaram 13.679 Kgs de peixe em Maio.

O ano de 2011 está a ser melhor para sector piscatório da ilha Graciosa.
Assim mostram os dados do Serviço Regional de Estatística, que indicam que no mês transacto, foram capturados 13 mil e 679 quilos de peixe nesta ilha, uma subida significativa, quando comparado com os 6 mil e 879 quilos em Maio do ano passado.
Os dados do Serviço regional de Estatística indicam ainda que nos primeiros 5 meses deste ano já foram capturadas cerca de 49 toneladas de peixe, verificando-se um aumento de 15 toneladas, perante as 34 capturadas nos primeiros 5 meses de 2010.







Golfe Rústico chega à Graciosa na próxima semana.



O I Circuito Regional de Golfe Rústico dos Açores teve início a 27 de Maio, em S. Miguel.

As ilhas Graciosa, Terceira, Pico, e Faial, são as restantes etapas.

O Golfe Rústico, é uma variante do golfe, adequada a espaços rurais, não necessitando de campo próprio, exclusivamente dedicado.

As regras são, de forma geral, semelhantes ao golfe, com algumas particularidades.

Entre prova e actividades paralelas, a etapa inaugural do circuito, em São Miguel, decorreu entre 27 e 29 de Maio e as etapas seguintes decorrem na Graciosa a 30 de Junho e na Terceira, a 3 de Julho, seguindo-se Pico e Faial de 6 a 9 de Outubro.

Além das provas de Golfe Rústico, cada etapa inclui um programa social de lazer.





Twitter Facebook Favorites More