Bodos de Espírito Santo distribuíram mais de 8 mil rosquilhas.
Nesta ilha realizaram-se os tradicionais bodos de Espírito Santo, tendo sido distribuídas 8.790 rosquilhas e mais de 250 potes de vinho pela população e irmãos de cada Irmandade, que contribuem desde5 a 15 euros.
O vinho, a massa doce e o arroz doce também fazem parte da ementa destes dias, em que o prato principal é Sopa do Espírito Santo, com o respectivo cozido.
O vinho, a massa doce e o arroz doce também fazem parte da ementa destes dias, em que o prato principal é Sopa do Espírito Santo, com o respectivo cozido.
No nosso concelho realizaram-se 5 bodos, pois este ano não houve o habitual bodo nas Fontes.
Atraso de 2 horas na operação do Santorini devido a ausência de piloto de barra.
O Navio Express Santorini da Atlanticoline teve Segunda-feira um atraso de duas horas para conseguir atracar no Porto da Graciosa, porque o piloto de barra não estava na Graciosa.
Carlos Reis, presidente da Atlanticoline disse que o navio chegou à Graciosa na hora prevista, mas só conseguiu atracar depois da chegada do piloto de barra à Graciosa.
Durante duas horas o navio esteve às voltas pela costa da Graciosa, uma situação que prejudicou os passageiros e a empresa, que se debateu ao longo do resto do dia, com um atraso de quase duas horas nas restantes operações.
Conceição Rodrigues, presidente da Administração dos Portos de Terceira e Graciosa, referiu que o piloto de barra tinha prevista a sua chegada à Graciosa às 8 da manhã, logo a tempo de proceder à operação de atracagem do navio Santorini. No entanto, o nevoeiro que se fazia sentir em São Miguel reteve o avião naquela ilha, mas quando chegou à Terceira, o piloto já vinha a caminho da Graciosa, pois a APTG fez com que o piloto fosse transportado em lancha rápida.
Uma situação que a APTG lamenta e está já a tomar medidas para que situações como esta não voltem a acontecer.
Governo Regional dos Açores reuniu com o Conselho da Ilha Graciosa.
Na abertura do encontro, Carlos César frisou que o Governo Regional pretende continuar a investir na ilha Graciosa, acomodando os investimentos de acordo com os orçamentos, o que deixou o presidente do Conselho de Ilha, Carlos Brum, satisfeito.
O presidente do Conselho de Ilha lembrou ainda no início do encontro que os graciosenses souberam sempre responder positivamente aos investimentos públicos, exemplo disso foi o que se passou no turismo e na agricultura.
Dada a palavra aos vários secretários para responder às solicitações do Conselho de Ilha, foi Cláudia Cardoso, Secretária Regional da Educação e Formação quem iniciou a sessão dizendo que há disponibilidade para em conjunto com a Câmara, através de contrato ARAAL, realizar o estudo de funcionalidade da Escola Básica de São Mateus.
Na área da tecnologia e Equipamentos, José Contente disse estar em execução o projecto para o último troço da estrada Porto Afonso-Limeira, que será iniciado em 2012. A estrada das Covas não está prevista no plano regional, até porque o novo Centro de Saúde tem outro acesso e garantiu que a sua secretaria está sim a estudar a questão da rotunda. Sobre os pontos de lazer ao longo das estradas, José Contente disse tratarem-se de pequenas obras que podem ser executadas pela autarquia.
Da Secretaria Regional da Economia, Vasco Cordeiro disse que Governo vai formalizar o contrato ARAAL, com o município Santa Cruzense, para elaboração do projecto da Marina da Barra e sobre a rampa Roll On- Roll Off, disse que até ao final da legislatura todos os portos da região o terão, estando no caso da Graciosa, o projecto a ser terminado, para ser entregue em Julho, e logo depois será aberto o concurso, seguindo-se a obras física. Sobre os horários da Sata, um dos pontos sempre sensíveis na visita do Governo à Graciosa, Vasco Cordeiro referiu que continua a ser um desafio que o governo vai prosseguir de modo a construir um percurso progressivo.
Na área da Saúde, Miguel Correia levantou-se para dizer que a sua tutela não tem intenção de contratar um reumatologista para as Termas, porque não é sua obrigação.
Ana Paula Marques, Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social anunciou que está a decorrer o concurso para a construção da creche, Jardim-de-infância e CAO para a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa. O seu custo é de cerca de 2 milhões de euros e o prazo de construção é de 340 dias, podendo a obra ser iniciada ainda este ano. Anunciou ainda que os serviços de ilha desta secretaria não vão ser transferidos, porque o seu funcionamento é actualmente elegível.
Da agricultura, uma das áreas com mais medidas solicitadas pelo conselho de ilha, Noé Rodrigues disse não ser possível arranjar os caminhos agrícolas de Bairro, Guardas e Pistoleiros, estando sim a decorrer nova fase de Barreiro-Vales.
O projecto da Adega vai ser executado com o apoio do Governo, estando tudo pronto para o executar. Para o Parque de recria, vai ser criado u modelo de gestão e sobre o novo matadouro soube-se que já houve vistoria a dois terrenos, estando a ser estudadas essas duas hipóteses na zona industrial. O Parque de Exportação será mudado logo que seja dado novo terreno e foi aprovada a criação de um gabinete de consultadoria aos agricultores nos serviços de ilha.
Álamo de Meneses, Secretário do Ambiente referiu que a muralha do areal de São Mateus estará pronta até ao final do verão e sobre o areal em si, esclareceu que em 2012 haverá verba para os estudos, entretanto vão fazendo o habitual enchimento.
O Sub-Secretário Regional das Pescas disse que o Governo vai avançar com a obra para diminuir a agitação dentro do Porto de Pescas. Marcelo Pamplona anunciou ainda, que o Porto da Calheta, danificado pelo mau tempo, será recuperado.
Dadas as explicações dos membros do Governo, João Picanço, conselheiro e presidente da Associação de Agricultores e Adega e Cooperativa Agrícola, disse que para participar numa feira, não consegue escoar os seus produtos para as ilhas do triângulo. O Secretário da Economia, Vasco Cordeiro explicou que nos transportes marítimos não há condições para assegurar uma escala diária, e que tem sido tentado um equilíbrio, entre aquilo que podem, e tem, mas sempre com o objectivo de melhorar.
No final do encontro, Carlos César, presidente do Governo Regional dos Açores, disse que este tipo de reuniões é importante, para determinar as prioridades dos investimentos.
No entanto admitiu haver “uma grande imprevisibilidade nos recursos financeiros”, que poderá condicionar os investimentos previstos para daqui a dois anos.
Sobre o projecto da Marina em particular e questionado sobre o Governo não avançar com uma data, Carlos César esclareceu que o projecto da marina da barra é da autarquia e não do governo.
O executivo vai dar o apoio financeiro para a reformulação do projecto, o que será firmado através de contrato ARAAL, aliás um tipo de parcerias que este executivo pretende continuar com a nossa autarquia.
Carlos Brum, presidente do Conselho de Ilha, fez um balanço positivo do encontro, uma vez que as medidas consideradas mais importantes para a ilha foram aceites, embora noutras as coisas fiquem na mesma.
O caso dos transportes é uma situação muito sensível, para a qual o Conselho de Ilha ainda não obteve uma resposta que vá de encontro àquilo que os graciosenses necessitam.
Deputados municipais aprovam protocolos e criticam novas esplanadas.
Quarta-feira reuniu-se o parlamento municipal de Santa Cruz da Graciosa, tendo os deputados eleitos, aprovado por unanimidade, o relatório de actividades e da situação financeira da Câmara Municipal, os protocolos a celebrar com o Santa Cruz Sport Clube, para atribuição do subsidio no valor de 17.500, bem como a atribuição de um subsidio de 60.000 euros ao Sporting Clube de Guadalupe.
Foi ainda aprovado por unanimidade, um voto de congratulação ao Sport Club Marítimo, pela sua vitoria da Taça Açores.
Mais uma vez se levantou a questão das Explanadas da Praça, pelos deputados municipais do PSD, João Costa, Rui Pampolona e Fernando Mesquita por terem sido retiradas as antigas explanadas, para serem substituídas pelas novas que já custaram mais de 205 mil euros e só agora é que estão a ser montadas.
Rui Pampolona, acusou mesmo a Câmara Municipal, de ter prejudicado o convívio das pessoas em Santa Cruz, ao retirar as antigas explanadas.
Acerca da proposta apresentada pala JSD, que ainda não obteve resposta, para se inovar e modernizar o site da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, e ainda colocar online, todas as reuniões de Assembleia Municipal, foi informado pelo presidente, que esse assunto ainda está em estudo.
AGRAPROME desafiada a continuar a trabalhar para o sucesso do turismo.
Vasco Cordeiro, que falava durante a assinatura de um protocolo com a Associação AGRAPROME, no valor de 30 mil euros, recordou que os apoios atribuídos pelo Governo dos Açores às iniciativas desenvolvidas para a promoção do destino e captação de fluxos turísticos “não deve ser encarado apenas como um subsídio, mas sim como algo mais vasto e que representa um trabalho importante que tem vindo a ser realizado”.
Pedro Costa, presidente da AGRAPROME, disse que estes apoios são fundamentais para a realização dos eventos que esta associação tem vindo a organizar.
Foi ainda com agrado que receberam do Secretário da Economia o elogio e incentivo para continuarem a trabalhar.
Câmara confirma 2012 para construção da Marina da Barra.
O Secretário Regional da Economia, destacou igualmente o facto do protocolo assinado, no valor de 100 mil euros, “não constituir um acto isolado, mas sim mais um passo dos vários que têm sido dados para o crescimento da ilha”.
Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa disse que o projecto deverá ser entregue no final do Verão e garantiu que 2012, continua a ser o ano de aposta de inicio da obra.
Foram entregues residências para idosos em São Mateus.
As quatro moradias para idosos da Santa Casa da Misericórdia de São Mateus, foram ontem inauguradas.
Totalmente adaptadas a pessoas da terceira idade, os quatro apartamentos, serão muito úteis àquela instituição para que possa ali alojar os utentes mais independentes, conforme nos disse o provedor Valdemiro Vasconcelos.
Num investimento público de cerca de 300 mil euros, este empreendimento permitirá, segundo a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, “alargar a capacidade de resposta já existente nesta ilha, possibilitando aos idosos alguma autonomia”.
Dirigida a casais, esta aposta visa, ainda, dar resposta às situações em que um dos elementos se encontra em situação de dependência e cuja continuidade no domicílio carece de um apoio próximo e continuado.
Quatro famílias receberam casas em bairros sociais.
Ana Paula Marques, Secretária Regional do Trabalho e da Solidariedade Social entregou casas nos lotes dos bairros sociais de Dores e Fonte do Mato.
Parque Florestal da Caldeira foi inaugurado.
O projecto de requalificação deste Parque, desenvolvido entre 2007 e 2010, visou a construção e beneficiação de diversas infra-estruturas, num investimento total de mais de 500 mil euros, para além da utilização dos meios técnicos e humanos do Serviço Florestal de Santa Cruz da Graciosa.
Lota foi posta ao serviço dos pescadores.
A nova lota da ilha Graciosa permite aumentar a capacidade de armazenamento de peixe congelado, que passou das 3 para as 7 toneladas, da refrigeração de pescado, de 6 para 14, e da capacidade de armazenamento de gelo, que passa a ser de 9 toneladas, face às 4 anteriores.
A infra-estrutura, que representou um investimento global de cerca de um milhão e cem mil euros, junta-se a outros modernos equipamentos já instalados, como é o caso do travel-lift que permitirá, sem quaisquer constrangimentos, as operações de varagem de todas as embarcações que compõem a frota de pesca da ilha Graciosa.
Por outro lado, disse que o Governo está empenhado em melhorar as condições de abrigo da zona portuária, tendo actualmente em concurso público a empreitada que irá melhorar as condições de agitação na bacia portuária, para que as embarcações possam ficar permanentemente atracadas nos seus postos de estacionamento em flutuação.
Foram ainda entregues os diplomas aos formandos do curso de operadores de máquinas.
Carlos César reuniu com idosos do projecto Envelhecer com Dignidade.
O presidente do Governo regional dos Açores, reuniu Quinta-feira à tarde com idosos do projecto Envelhecer com Dignidade, da responsabilidade de Marisa Oliveira.
Um encontro em que foi recebido com carinho pelos idosos dos centros de convívio e em que pode apreciar tudo aquilo que tem sido desenvolvido.
Carlos César leva ainda da Graciosa ofertas produzidas por estes idosos.
Numas breves palavras aos idosos, confessou que os investimentos como este projecto são um motivo de alegria e estimulo na sua tarefa de governante.
Graciosa em rede Mundial de monitorização de ensaios nucleares.
Esta estação passa agora a integrar uma rede composta por 337 outras redes em todo o Mundo.
Esta estação de infrassons, que se insere no quadro do Tratado para a Proibição de Ensaios Nucleares, conta com oito sensores para recolha de dados, que vão permitir reduzir em centenas de quilómetros a margem de erro sobre a origem de eventuais testes, assim como diminuir de forma significativa o valor mínimo para a sua deteção.
Obra de Centro de Saúde entregue em Janeiro.
O Presidente do Governo efectuou ontem ao final da tarde uma visita às obras do futuro Centro de Saúde da Graciosa, durante a qual se inteirou do andamento dos trabalhos e teve a oportunidade de verificar que a nova infra-estrutura estará concluída no início do próximo ano, dentro do prazo previsto.A obra, de mais de sete milhões de euros, integra-se no conjunto de investimentos em curso, no qual avultam os futuros centros de saúde da Madalena e de Ponta Delgada, para além, como referiu em detalhe, do projecto do Centro de Radioterapia dos Açores.
Quinta das Grotas o melhor restaurante.
Realizou-se Quinta ao final da tarde, no Restaurante Costa do Sol, um beberete, organizado pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo e o Nucleo Empresarial da Ilha Graciosa, para a entrega dos prémios da feira "Sabores da Inovação" - Graciosa Best Food Awards.
O concorrente que ganhou o prémio de melhor restaurante, foi o Quinta das Grotas, que ganhou também os prémios de melhor sobremesa, melhor prato saudável e de melhor entrada.
O Restaurante Costa do Sol venceu o prémio de melhor prato de peixe e o Graciosa Resort & Business Hotel recebeu o prémio de melhor prato de carne.
Os participantes referiram que esta feira, foi uma mais valia de formação e aprendizagem, e que o interessa neste evento é participar.
O premiado com a viagem a São Miguel, e o único premiado que esteve presente na entrega de prémios, foi Daniel Magalhães, a premiada com a viajem a Lisboa, foi Ana Isabel Évora Ferreira, e com a viagem a Madrid foi Paulo Moreira.



sexta-feira, junho 17, 2011
Rádio Graciosa