Traduzir

Rádio Graciosa


06 junho 2011

PSD vence lesgislativas nacionais 2011 com maioria absoluta na ilha Graciosa e nos Açores

PSD venceu com maioria absoluta as legislativas nacionais 2011, na ilha Graciosa, obtendo 53,4% dos votos contra 32,6% do PS. Ainda com pouca expressão, o CDS/PP obtêm 4,41% e o BE 2,28%.
Quanto à abstenção atingiu-se um valor demasiado alto, que se situou nos 56,45%, aqui na nossa ilha.
Em todas as freguesias da ilha, o PSD venceu com uma larga maioria, mesmo em Santa Cruz, que tradicionalmente vota PS, o que mostra a desilusão dos contribuintes quanto às políticas do governo de Sócrates.
No tocante a votos, o PSD obteve 1030 votos, o PS 629 e o CDS 85 votantes.
O PSD venceu as legislativas nos Açores, conquistando três dos cinco deputados deste círculo eleitoral e vencendo em todos os concelhos, exceto no Corvo, onde ganhou o PS, enquanto o CDS-PP voltou a falhar a eleição de um deputado.
O PSD conquistou 47,36 por cento dos votos nos Açores, enquanto o PS obteve 25,67 por cento. O CDS-PP ficou na terceira posição com 12,11 por cento, seguindo-se o BE, com 4,39 por cento, e a CDU, com 2,53 por cento dos votos.
O PSD passou de uma vitória em sete concelhos em 2009 para a conquista de 18 municípios nas eleições de hoje, enquanto o PS, que tinha conquistado 12 concelhos em 2009, venceu agora apenas num município, o Corvo.
Nas eleições de hoje, o PSD conquistou ao PS os concelhos de S. Roque do Pico, Santa Cruz das Flores, Vila do Porto, Velas, Praia da Vitória, Vila Franca do Campo, Povoação, Lajes do Pico, Angra do Heroísmo, Ribeira Grande e Lagoa.
No País, o vencedor foi também o PSD, não tendo no entanto atingido uma maioria absoluta, para formar governo maioritário pelo que se prevê uma aliança com o CDS.

Twitter Facebook Favorites More