Na agricultura, o Governo Regional decidiu renovar os protocolos de cooperação e parceria, com as organizações de agricultores da ilha, garantindo os serviços prestados à actividade dos produtores, e à melhoria da respectiva capacidade de gestão. Foi ainda aprovado que o IROA, SA., lance a empreitada de construção e beneficiação do caminho agrícola “Canada Jorge Nunes”, incluindo rede de abastecimento de água e piso em betão betuminoso, num valor previsto de 350 mil euros. O mesmo instituto lançará a empreitada de ligação do furo das Fontes à rede de abastecimento de água à pecuária do Perímetro de Ordenamento Agrário de Santa Cruz/Guadalupe, incluindo o equipamento do furo, construção de reservatório e tubagem, num valor estimado de 280 mil euros.
Ainda na agricultura, serão concluídas as obras de beneficiação do caminho rural Barreiros/Vales (S. Mateus – Santa Cruz) – 2ª e 3ª fase, através da construção do piso em betão betuminoso e rede de drenagem, num investimento previsto de 800 mil euros.
O Plano de Gestão do Núcleo Florestal da Caldeira, continuará com a construção de dois miradouros e arborização de 1,5 hectares de pastagem marginal.
No Plano de Ordenamento Florestal das pastagens do Baldio da Serra Branca, serão instalados dois quilómetros de cortinas de abrigo.
O IAMA em colaboração com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, vai proceder à escolha final dos terrenos para imediata elaboração do projecto do novo Matadouro da ilha Graciosa.
Ainda na área agrícola será estabelecido um protocolo de apoio especializado à gestão do projecto de investimento da Adega e Cooperativa da Graciosa, visando a sua modernização. Este protocolo permitirá afectar um técnico agrícola, com vista melhor à diversificação da agricultura Graciosense e, em particular, à comercialização do meloa, do alho e do vinho.



segunda-feira, junho 20, 2011
Rádio Graciosa