O Expresso Santorini estará atracado hoje, no porto comercial da ilha Graciosa, entre as 9 e as 18 horas, para promover a ação “Cais da Cidadania e Diversidade”.
O objectivo é sensibilizar os alunos do ensino básico e secundário, bem como o público em geral, para a importância do desenvolvimento e do exercício de uma cidadania ativa e aberta para o mundo, cada vez mais actuante na sociedade açoriana, alicerçada no respeito pela diversidade cultural, com vista à eliminação de eventuais formas de discriminação e à promoção da tolerância, do diálogo e da cooperação entre os habitantes desta ilha.
Graça Castanho, Directora Regional das Comunidades, explicou-nos em que consiste esta iniciativa.
Para o efeito, várias atividades interactivas, da responsabilidade de diversos organismos governamentais e não governamentais, terão lugar a bordo do navio Express Santorini.
Destacam-se acções de sensibilização por parte do ambiente, PSP e AIPA, filmes e teatro. As escolas da ilha vão passar todas pelo Santorini, mas o navio estará também aberto a toda a população da ilha.
Na sua viagem pelas nove ilhas, a organização prevê que a “Cais da Cidadania e Diversidade” receba mais de 10 mil visitantes.