Traduzir

Rádio Graciosa


13 maio 2011

Resumo Semanal 9 a 13 de Maio de 2011




Dia da Europa celebrado na escola secundária.

André Bradford, que representou o presidente do governo nesta sessão solene, disse à Rádio Graciosa que a escolha da Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa vem no seguimento do interesse que os professores e a direcção da escola manifestaram no último ano.
As comemorações têm este ano como tema central “A Juventude em Movimento – Aposta em Ti”.
Numa altura de crise, André Bradford, destaca que é preciso que os nossos jovens percebam, que a Europa antes do que é hoje, era um continente em que não havia paz e progresso e sem a participação de todos não é possível ao projecto comunitário ter o sucesso que teve até aqui.
O concurso "Europa Quiz - Os Açores e a União Europeia" foi ganho pela equipa “Blue Team” da Secundária da Horta, que conseguiram uma viagem a Bruxelas.



Alunos graciosenses sugeriram benefícios fiscais.

Os alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa, propuseram a criação de benefícios fiscais em sede de IRS e IRC para os cidadãos e empresas que participem em acções de voluntariado no Arquipélago. A proposta foi apresentada durante o Plenário Jovem, organizado pela Assembleia Legislativa Regional na cidade da Horta, Faial, que juntou 57 alunos de 14 escolas da região, para debater o tema 'Voluntariado e Cidadania Ativa'. Para os alunos da ilha Graciosa, estes benefícios fiscais poderiam ajudar a cativar mais pessoas para o voluntariado e incentivar as empresas a participar nestes projectos. A proposta foi, no entanto, criticada por Susana Margarido, representante dos Açores na Comissão Nacional para a Promoção do Voluntariado, recordando que o voluntariado “é uma actividade gratuita” e, como tal, não deve ser remunerada, nem ter qualquer outro benefício.



Calheta e Praia recebem Bandeiras Azuis.

Trinta e sete zonas balneares e marinas nos Açores foram distinguidas com galardão Bandeira Azul pela Coordenação Internacional das candidaturas portuguesas ao Programa Bandeira Azul 2011. No dia um de Junho, o primeiro dia oficial do início da época balnear, as zonas balneares poderão hastear a Bandeira Azul. Este galardão, no presente ano, significa o aumento de cinco zonas balneares com Bandeira Azul nos Açores, passando a ser agora 33.
Na ilha Graciosa, as zonas da Calheta e do areal de São Mateus, são as detentoras deste galardão.



JSD Graciosa apresentou proposta à Câmara para modernização de serviços online.

Esta proposta abrange a renovação do site camarário para o tornar mais funcional e informativo para todos os Graciosenses e turistas do município. No entanto, o grande enfoque da proposta vai para a disponibilização de serviços online (emissão de certidões, autorizações etc) e a transmissão online das reuniões camarárias, como já acontece em outros municípios do país.Com esta proposta, a JSD da ilha Graciosa, pretende um melhor atendimento aos munícipes, processar mais rapidamente os pedidos, menores filas de espera nos serviços camarários em algumas horas do dia, entre outras que serão sentidas por todos os Graciosenses.


Placas de acrílico e plantas darão toque de conforto às esplanadas.

Manuel Avelar Santos, presidente do executivo municipal, disse que o gabinete de arquitectura sugeriu protecções em vidro acrílico com plantas, opção que vai dar melhor aspecto visual e ambiental, e mais conforto a quem delas usufruir.
Os empresários que geriram as esplanadas o ano passado, vão ser convidados a fazê-lo novamente este ano.
Caso não se mostrem interessados, o que parece que vai acontecer, vai ser aberto concurso para a sua exploração.



Posto de abastecimento de combustíveis continua provisório.

Avelar Santos, presidente do Município Santa Cruzense, afirma que já pressionou o governo para que ajude a desbrucratizar a situação do terreno em Santo Amaro, para que a obra seja iniciada, situação que já estará bem encaminhada.



Centro de Saúde recorda 50 º aniversário com I Feira da Saúde.

Para celebrar esta data histórica para aquela unidade, e para a ilha e sua população, a comunidade hospitalar está a preparar a I Feira da Saúde.
O evento a decorrer a partir das 14 horas do dia 22 de Maio, vai promover programas de rastreio, educação para a saúde, actividades físicas e lúdicas e ainda aconselhamento.
Nestas comemorações será ainda fornecido um lanche aos participantes.
Depois de 50 anos a servir a população, as comemorações centram-se novamente no serviço à população e sua saúde.



Forças Armadas preparadas para acudir em qualquer situação de emergência.

Segundo Alfredo Cruz, Comandante Operacional dos Açores, o objectivo principal do AÇOR 111 foi o de exercitar a componente operacional para a intervenção em qualquer ilha da Região Autónoma dos Açores, nomeadamente testar a capacidade de projecção inter-ilhas das forças militares e avaliar os Planos de contingência.
Foi testada assim a capacidade de projecção de forças, para as ilhas em que não há presença militar e foram também exercitadas as forças militares no âmbito da salvaguarda da vida humana, nomeadamente no apoio às acções de protecção civil, objectivo que foi conseguido.
Deste exercício saiu a garantia que as forças armadas conseguem fazer chegar à Graciosa cerca de 300 militares em 24 horas.
Aldredo Cruz garantiu que as forças armadas conhecem a realidade de todas as ilhas e estão prontas para actuar sempre que preciso.



Representante da República para os Açores pela primeira vez na ilha Graciosa.

Chegado aos Açores há poucos dias, o embaixador Pedro Catarino disse, que a recepção tem sido muito boa na região e nesta ilha, em particular.
O novo Representante da República diz estar motivado para esta nova função e garantiu que terá uma boa relação, com as autoridades do arquipélago.
Sobre as especificidades dos Açores, um arquipélago de 9 ilhas, em que se sentem os problemas da insularidade, Pedro Catarino disse estar consciente da situação, bem como da forma como tem evoluído o princípio de autónoma.
Um potencial que deve ser aproveitado para o progresso do arquipélago.



Agendamento de poucas obras faz prever despedimentos no 2º semestre de 2011.

A Mesa da Construção Civil da Câmara do Comércio das Ilhas Graciosa e Terceira, reuniu segunda-feira para analisar a situação do sector na Região,
No encontro, foi manifestada a preocupação face à evolução do mercado, que é enorme, e caso não haja novos investimentos públicos, o 2º semestre deste ano será marcado por fortes despedimentos.
A preocupação agrava-se com o facto de estarem agendados poucas novas obras para as ilhas Graciosa, Terceira, e São Jorge.



Piscina Municipal, alvo de obras.

A intervenção profunda, concessionada pela Câmara Municipal a uma empresa da especialidade, tem como objectivo a adaptação daquele espaço a novos equipamentos que irão manter a água em melhores condições, quer de higiene quer de temperatura.
A substituição e a limpeza da água serão mais eficazes, depois desta obra estar concluída, dando melhores condições aos banhistas que usufruem daquele espaço.



Insígnia autonómica de mérito cívico a título póstumo para o baleeiro António Moniz.

Nas celebrações do Dia dos Açores, a 13 de Junho na Praia da Vitória, serão condecoradas 40 personalidades.
Na lista deste ano destaca-se o graciosense António Félix Moniz, que vai receber, a insígnia autonómica de mérito cívico, a título póstumo.
Este antigo baleeiro de Santa Cruz da Graciosa recebe esta insígnia pelos serviços que prestou à comunidade graciosense, ao transportar doentes para a ilha Terceira, em lanchas baleeiras, concretamente na “Estefânia Correia” situação em que punha em risco a própria vida.



Consultas no Centro de Saúde vão passar a custar 2 euros.

As taxas moderadoras a aplicar às consultas médicas são no valor de 5 euros, no caso dos hospitais, e de 2 euros nos centros de saúde.
Em relação às urgências, a taxa é no valor de 6 euros, para o caso dos hospitais, e de 4 euros nos centros de saúde. O valor fixado para a taxa moderadora relativa à fisioterapia é de 1 euro por sessão, e no caso das análises clínicas o valor para cada parâmetro é idêntico ao nacional.
A actualização de todas estas taxas será processada nos termos estabelecidos para todo o país.
A entrada em vigor do sistema está prevista para o próximo dia 1 de Julho.

Twitter Facebook Favorites More