Município atribui distinção de cidadão honorário ao médico Joaquim Ferreira.
O Executivo camarário aprovou por unanimidade, a proposta apresentada pelo presidente, Avelar Santos, em atribuir a distinção de cidadão honorário do Concelho de Santa Cruz da Graciosa, ao médico Joaquim Martins Ferreira, que desde 1982, se tem dedicado com louvável empenho e espírito de sacrifício, aos utentes do Centro de Saúde deste concelho.
Viaturas do museu com estacionamento reservado.
Foi aprovada a atribuição de um espaço de estacionamento no Largo Conde Simas, defronte da fachada principal do Museu, destinado exclusivamente às viaturas do Museu.
Assim sendo se for encontrada qualquer viatura que não tenha a identificação como pertencente ao museu não poderá estacionar no espaço reservado ao referido estacionamento condicionado.
Prestação de trabalho no âmbito de sanções ou injunções penais, vão prestar serviços não remunerados.
O município Santa Cruzense, aprovou uma minuta do protocolo de colaboração, que visa a cooperação entre órgãos e serviços da direcção-geral de reinserção social e a Câmara Municipal, no sentido de criar condições para a prestação de trabalho no âmbito de sanções ou injunções penais, através de postos de trabalho não remunerado.
Sporting Guadalupe foi elogiado pela subida à série açores.
Os vereadores do PSD, do executivo municipal, apresentaram um voto de congratulação pela subida do Sporting Club de Guadalupe à Série Açores, sendo hoje o clube da ilha que mais provas oficiais conquistou. Declaração a que se associaram todos os outros membros do executivo camarário.
António Silveira continua a alertar para trabalhos no Carapacho.
António Silveira, presidente da Junta de Freguesia da Luz, anfitrião da reunião camarária, aproveitou a ocasião para mais uma vez chamar à atenção para arranjos que são necessários no Carapacho.
O autarca da Luz disse serem necessárias obras de beneficiação em algumas canadas da freguesia, apoio para a montagem de tubagem na Piscina do Carapacho, assim como na caiação de muralha do Carapacho, ring e outros muros daquele lugar.
Nova tabela de apoios às festas de Verão.
Os apoios a atribuir este ano são de 1.875 euros para as sedes de freguesia, 1.125 euros para os curatos e 490 euros para lugares.
Já apresentaram candidatura as comissões das festas que se realizam nas Freguesias de Guadalupe e Luz, tendo sido aprovados os apoios com base nesta nova tabela.
Executivo Municipal apoia passeios para divulgar as nossas paisagens.
O executivo municipal deliberou ainda oferecer um passeio pela ilha aos participantes do Festival de Coros da Ilha Graciosa 2011 e com transportes em terra um intercâmbio das turmas do 2º ano da Escola Secundária de Santa Cruz com a Secundária da Madalena.
A regata de veleiros de cruzeiro à Ilha Graciosa promovida pelo Clube Naval será apoiada com um jantar.
O I Open de Enduro da Ilha Graciosa, e os Jogos Desportivos Escolares foram também apoiados pela edilidade santacruzense.
3º Rali Ilha Graciosa dias 8 e 9 de Julho.
A terceira prova da Taça de Ralis Além Mar do Grupo Central está “completamente pronta e tudo se encaminha para mais uma enchente na ilha Graciosa, estando o figurino do rali e todas as condições reunidas para tal”, avançou o organizador do certame, Olavo Esteves.
A 3ª edição do Rali Ilha Graciosa vai animar a ilha branca nos dias 8 e 9 de Julho.
A prova terá este ano sete troços, incluindo uma renovada super-especial, este ano mais longa, no centro de Santa Cruz.
Outra novidade da prova deste ano é de que vai pontuar para a taça, ou seja, um acréscimo de 50% dos pontos.
A prova deste ano é mais uma parceria da Olavo Esteves Competições com o Terceira Automóvel Clube e a Agraprome.
Centro de saúde passa a decidir para onde deslocar doentes.
Os centros de saúde das ilhas sem hospital vão passar a poder decidir as deslocações dos doentes, tendo em conta os tempos de espera dos hospitais da Região e atendendo, sempre que possível, à preferência do doente, anunciou o secretário Regional da Saúde, durante visita em S. Jorge.
Segundo nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional, para Miguel Correia esta medida veio aperfeiçoar e facilitar as condições de acesso aos serviços de saúde por parte dos cidadãos que vivem em ilhas sem hospital.
O regulamento de deslocação de doentes indica um hospital de referência, que por exemplo, no caso do Centro de Santa Cruz da Graciosa é o hospital de Angra do Heroísmo, mas essa indicação preferencial, explicou o Secretário da Saúde, só deve ser entendida para tempos de espera iguais, ou seja, não serão encaminhados para Angra doentes que tenham de ficar em lista de espera se se verificar, por exemplo, que o hospital da Horta ou o de Ponta Delgada tiverem uma resposta mais rápida.
Também foi dada a possibilidade dos doentes optarem por um outro hospital, sempre que isso represente uma deslocação menos onerosa, para o Serviço Regional de Saúde, como por exemplo, no caso em que as pessoas podem ficar alojadas em casa de familiares.
Marca Biosfera apresentada na Graciosa.
João Bettencourt, esteve pela primeira vez na Graciosa desde que é director regional do ambiente.
Os empresários e as instituições com sede nas ilhas Graciosa, Flores e Corvo, declaradas pela UNESCO como 'Reservas da Biosfera', podem candidatar-se à utilização da marca 'Biosfera Açores' nos seus produtos.
O objectivo é alcançar os melhores resultados possíveis para estas ilhas.
O Director Regional do Ambiente visitou ainda o Centro de Processamento de Resíduos e o Parque Natural da Ilha Graciosa, de forma a perceber aquilo que a Graciosa tem necessidade de melhorar para continuar no caminho do progresso ambiental.
Centro de Saúde aguarda colocação de novo médico.
Desde Abril que o Centro de Saúde está a funcionar com apenas três médicos, depois do médico António Fadul ter deixado a ilha.
Segundo Ferreira da Silva, o ideal são 4 médicos, pois o serviço de urgência não pode entrar em rotura. Situação que deverá ficar resolvida com a contratação de outro médico, cujos trâmites estão já a decorrer, conforme nos revelou o director do Centro de Saúde.
Dois médicos ainda têm vagas para aceitar doentes, por isso nenhum graciosense fica sem médico de família.
Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa a aguardar a colocação de novo médico de clínica geral.
Mota Amaral defende turismo sustentável em visita à Graciosa.
O candidato do PSD Açores, à Assembleia da República, Mota Amaral, visitou durante esta breve passagem pela Graciosa as Termas do Carapacho. O turismo foi assim o tema escolhido para esta visita.
Mota Amaral referiu no final da visita que o rumo a traçar para o turismo na região deve ser sustentável, respeitador do ambiente e mesmo cauteloso.
Satisfeito com a remodelação que aquela estrutura recebeu, o candidato do PSD Açores, reconheceu a sua qualidade, exemplo do aproveitamento das capacidades naturais que os Açores têm para este tipo de turismo.
O desenvolvimento do turismo sustentável é um compromisso que Mota Amaral defenderá enquanto deputado na Assembleia da República.
“Humilhação Nacional” é da responsabilidade de José Sócrates.
Mota Amaral participou ainda numa reunião com militantes em Santa Cruz da Graciosa, onde debateram assuntos inerentes à mudança de rumo, confirmando um PSD forte, capaz de formar o novo governo de Portugal, liderado por Pedro Passos Coelho.
Mota Amaral referiu ainda que o novo governo terá que assumir os compromissos já assumidos entre Portugal e o FMI.
Uma situação inestimável a que o pais chegou, que Mota Amaral classifica de “Humilhação Nacional”, cuja responsabilidade diz ser exclusiva de José Sócrates, do seu governo e da maioria que o apoiou.
“Não de deixem ficar em casa, vão votar livremente”, é esta a mensagem que Mota Amaral deixou antes da sua saída da Graciosa.
Mota Amaral, candidato pelo PSD Açores à Assembleia da República em campanha pela Graciosa.
4 Mil 191 passageiros desembarcados em três meses.
O aeroporto da ilha Graciosa recebeu nos primeiros três meses deste ano 4 mil 191 passageiros.
Em Janeiro foram registados 1.424 passageiros, em Fevereiro 1.218 e Março, o mês com maior movimento com 1.549.
Em comparação com os mesmos meses de 2010 verifica-se um aumento de 91 passageiros.Isto quer dizer que quando os horários dos transportes melhoram, cresce a procura e a ilha obtém melhores resultados.
Varadouro da Calheta reparado.
O varadouro do antigo cais da alfândega, na Calheta, foi reparado dos estragos causados pelas intempéries do inverno passado.
Tal situação é de realçar, porque além de preservar o nosso património, que é muito importante, faz com que a sua recuperação seja menos onerosa, do que se deixar que os estragos atinjam maiores proporções, o que consequentemente sai mais caro ao bolso dos contribuintes.