Traduzir

Rádio Graciosa


06 maio 2011

PCP Açores elege Marina, Matadouro e Creche como obras mais urgentes.

Com o objectivo de conhecer melhor e reforçar a ligação às populações e aos seus problemas, a Representação Parlamentar do PCP Açores realizou uma visita oficial à ilha Graciosa.
Nesta visita efectuaram-se reuniões com os provedores das Santas Casas da Misericórdia de Santa Cruz e de São Mateus, com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, com a administração da Unidade de Saúde e ainda uma visita ao porto comercial, bem como múltiplos contactos informais com muitos graciosenses.
Aníbal Pires, deputado do PCP Açores, deu a conhecer as preocupações que leva desta visita à Graciosa.
A construção da Marina da Barra continua a ser urgente para o PCP Açores, que diz faltar ainda uma demonstração de empenho do Governo naquela obra.
O transporte é também motivo de preocupação, uma vez que, não têm sido cumpridas as obrigações de serviço público, por parte da Transmaçor, o PCP Açores a promete pedido de explicações ao governo sobre este assunto, e a época de 2011, para a qual ainda nada se conhece.
O PCP Açores constatou ainda que na sociedade Graciosense agravam-se as dificuldades sociais, como o desemprego, fixação de jovens, mesmo os que tem elevada formação, e programas ocupacionais desadequados, que não resolvem os problemas de quem neles ingressa.
Ainda no âmbito social, verificam-se carências na capacidade das instituições da ilha, em conseguir dar todo o apoio necessário aos idosos, sendo na infância, a maior falta, a de uma creche.
Na saúde, o PCP alerta para que a transferência para o novo Centro de Saúde, não seja apenas, “transferir equipamentos”, mas sim, a sua modernização e mais consultas da especialidade. A falta de equipamentos de diagnóstico e poucos médicos acarretarão a um grande número de deslocações.
Sobre o município, esta força politica alerta que o centro de Triagem de Resíduos conduzirá a uma despesa para os graciosenses, ao ser concessionado a uma empresa privada, situação com a qual o PCP não concorda.
No sector produtivo, o PCP considera importante a construção do matadouro, valorizando a exportação de carne e elege ainda como fundamental o arranque do processo de modernização da Adega.
Carências e problemas da ilha Graciosa e dos Graciosenses, que o PCP pretende levar ao Parlamento Regional.

Twitter Facebook Favorites More