O Currículo Regional da Educação Básica dos Açores, que entra em vigor no próximo ano lectivo, assenta em oito competências consideradas essenciais para a formação dos alunos, nos termos de um decreto regulamentar aprovado pelo executivo açoriano.
As competências em que se organiza o Currículo Regional são as de Línguas, Matemática, Científica e Tecnológica, Cultural e Artística, Digital, Físico-Motora, de Autonomia e Gestão de Aprendizagem e Social e de Cidadania.
O comunicado final do Conselho do Governo que esteve reunido nas Velas, em S. Jorge, divulgado hoje, salienta que o “conceito nuclear” deste diploma é o da educação para o desenvolvimento sustentável, considerado “imprescindível” à promoção da cidadania democrática.
Ainda na área da educação, o executivo aprovou o Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, que pretende criar condições de maior segurança, tranquilidade e disciplina nas escolas.
Para esse efeito, o novo estatuto reforça a autoridade dos órgãos de administração e gestão, dos directores de turma e dos professores.
Fonte:Lusa/AO online