Nos Açores, as chamadas touradas tradicionais acontecem exclusivamente nas ilhas do Grupo Central, distribuindo-se pela Graciosa, Terceira e S. Jorge.
O número de touradas tradicionais que decorrem anualmente nos Açores entre os meses de Maio e Setembro passou de 158 para 159. Esta alteração resulta do aditamento da tourada à corda que se realiza no primeiro de Maio de cada ano no lugar Acima do Cabouco, freguesia das Fontinhas, concelho da Praia da Vitória, para comemorar o Dia do Trabalhador, na listagem oficial das touradas tradicionais. As touradas tradicionais constam do mapa, ontem alterado, anexo ao Decreto Legislativo Regional n.º 37/2008/A, de cinco de Agosto, que estabelece o regime jurídico de actividades sujeitas a licenciamento das Câmaras Municipais na Região Autónoma dos Açores. Nos Açores, as chamadas touradas tradicionais, que a própria lei distingue das touradas não tradicionais e das touradas particulares, acontecem exclusivamente nas ilhas do Grupo Central, distribuindo-se pela Terceira (116), Graciosa (25) e São Jorge (18).
De acordo com a legislação em vigor, a tourada tradicional "deve estar necessariamente ligada a uma festividade da freguesia onde se pretende realizá-la", "tem de ser organizada exclusivamente por entidades cujo eventual fim lucrativo contribua, de modo directo, para essa mesma festividade" e deve ter lugar "em data fixa" e "realizar-se há, pelo menos, 15 anos".