Dando continuidade ao programa, realizou-se ontem a conferência "O Federalismo como Ideal em Teófilo Braga e Manuel de Arriaga", pelo Professor José Luís Brandão da Luz, no Museu de Santa Cruz da Graciosa.
O conferencista abordou o federalismo como ideal da República em Portugal que, para Teófilo Braga e Manuel de Arriaga, constituiu a forma de reabilitação das virtudes cívicas do povo, enfraquecido pelo centralismo autoritário da administração monárquica.
O Vice-Reitor da Universidade dos Açores, falou dos ideiais republicanos dois dois açorianos, que tinham por base os princípios da mutualidade e da solidariedade e por inspiração a verdade da ciência e o direito.
A exposição A República: Figuras e Factos foi também inaugurada ontem e está patente na sala de exposições temporárias do Museu.
Os painéis que constituem esta exposição dão a conhecer republicanos açorianos que não são tão conhecidos, mas que foram importantes naquele período da história de Portugal, destacando-se o Graciosense Rui de Mendonça.



quinta-feira, maio 26, 2011
Rádio Graciosa