O Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, está a entrar na sua fase final no antigo edifício na Avenida Mouzinho de Albuquerque.
Aquele edifício está degradado, no entanto não sofrerá investimentos por se estar a pouco mais de 1 ano da mudança para o novo Centro de Saúde.
Numa ilha sem hospital, as consultas externas de especialidade são de grande importância para a nossa população, sendo por isso necessário deslocar-se a uma ilha com hospital para ter acesso às mesmas.
Um serviço que tem decorrido bem, conforme nos assegurou Ferreira da Silva, director do Centro de Saúde.
As especialidades que o hospital de Angra do Heroísmo não conseguiu dar resposta, foram asseguradas pelo hospital de Ponta Delgada.
A novidade este ano foi para a especialidade de ginecologia, que voltou à nossa ilha, depois de anos de interrupção.
As listas de espera não são grandes, no entanto no caso de oftalmologia não conseguem responder a todos, pois em caso de exames de vigilância é dada prioridade, ficando as graduações para segundo plano.
Desde Abril que o Centro de Saúde está a funcionar com apenas três médicos, depois do médico António Fadul ter deixado a ilha.
Segundo Ferreira da Silva, o ideal são 4 médicos, pois o serviço de urgência não pode entrar em rotura. Situação que deverá ficar resolvida com a contratação de outro médico, cujos trâmites estão já a decorrer, conforme nos revelou o director do Centro de Saúde.
Dois médicos ainda têm vagas para aceitar doentes, por isso nenhum graciosense fica sem médico de família.