Traduzir

Rádio Graciosa


12 maio 2011

Agendamento de poucas obras faz prever despedimentos no 2º semestre de 2011.

A Mesa da Construção Civil da Câmara do Comércio das Ilhas Graciosa e Terceira, reuniu segunda-feira para analisar a situação do sector na Região, preparando igualmente a reunião realizada com o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente.
No encontro, foi manifestada a preocupação face à evolução do mercado, que é enorme, e caso não haja novos investimentos públicos, o 2º semestre deste ano será marcado por fortes despedimentos.
Uma das causas para esta situação prende-se com a diminuição dos investimentos públicos e uma substancial redução das obras privadas. Tendo em conta a conjuntura actual não se perspectiva um aumento das obras privadas, dado que a banca continua com falta de liquidez para a concessão de crédito ao investimento privado. Assim sendo, os investimentos públicos revelam-se fulcrais para o equilíbrio deste sector.
A preocupação agrava-se com o facto de estarem agendados poucas novas obras para as ilhas Graciosa, Terceira, e São Jorge. Pelo que para além da necessidade de serem revistos estes investimentos e realizados novos, a própria concretização da forte aposta na reabilitação urbana revela-se fundamental. A mesa acredita que a reabilitação de casas nas freguesias e centros urbanos poderia ser um forte incentivo para reanimar as pequenas empresas.

Twitter Facebook Favorites More