Traduzir

Rádio Graciosa


26 abril 2011

Primeira fábrica de presunto de vaca no país pode ser construída no Faial.

A primeira fábrica de presunto de vaca em Portugal deve ser criada no Faial, Açores, onde um grupo de empresários quer produzir este produto sem tradição no mercado regional e nacional, mas que permite rentabilizar os animais mais velhos
A ideia surgiu na sequência de uma troca de experiências entre empresários açorianos e espanhóis promovida pela Câmara do Comércio e Indústria da Horta (CCIH) com o objectivo de encontrar novos investimentos para o arquipélago.
Humberto Goulart, da CCIH, recordou que teve a oportunidade de provar pela primeira vez presunto de vaca durante uma deslocação de um grupo de empresários açorianos à Galiza, Espanha.
“Eu nunca tinha ouvido falar de presunto de vaca e fiquei deliciado”, afirmou este empresário do ramo da panificação no Faial, recordando que também visitou, na ocasião, uma das fábricas de produção de presunto de vaca que existem em Espanha.
Humberto Goulart revelou que o presunto de vaca é feito a partir dos animais mais velhos (com mais de sete anos), que têm menor valor comercial na região, o que pode ser uma solução para a sua rentabilização.
“Além disso, é um produto saudável porque tem pouco colesterol”. frisou.
A ideia de investir numa fábrica de presunto de vaca nos Açores foi também incentivada por um produtor espanhol durante uma visita aos Açores a convite da CCIH, durante a qual defendeu que a região têm “condições excelentes” para produzir este produto.
“Estamos ainda numa fase de prospeção do mercado”, salientou Humberto Goulart, admitindo que, além do mercado regional e nacional, o presunto de vaca poderá ser também colocado nas comunidades de emigrantes açorianos nos EUA e Canadá.
A fábrica que o grupo de empresários açorianos pretende construir no Faial, cujo projeto será candidatado a fundos comunitários, tem um custo estimado de um milhão de euros e poderá criar cerca de 15 postos de trabalho diretos.
Em Espanha, na ausência de animais em número suficiente para fabricar presunto de vaca, os empresários estão a importar gado da Holanda, para assegurar a produção de um produto considerado 'gourmet' na Galiza e com grande procura no mercado local.
Fonte: Lusa/AOnline

Twitter Facebook Favorites More