O Xadrez na ilha Graciosa tem uma prática Regular nas Escolas básicas das freguesias e na escola secundária de Santa Cruz.
Segundo Carlos Corte Real, responsável pela sua actividade nas escolas básicas, o xadrez é modalidade muito importante, especialmente para os miúdos, pois ajuda-os na capacidade de concentração e da visão.
Já há torneios de Xadrez escolar, conforme nos disse Fernando Manuel que está desenvolver um núcleo de Xadrez na escola secundária de Santa Cruz, e a adesão dos alunos têm sido bastante positiva, quer a nível de 2ºCiclo,quer a nível de 3ºCiclo.
Para o Campeonato, foi seleccionado o aluno que teve melhor pontuação no torneio, que vai representar o seu escalão, tirando o sub-10 que foram apurados dois alunos pelo elevado número de inscritos.
No Xadrez temos também na ilha Graciosa o escalão Sénior, pois é um desporto que tem uma grande longevidade.
A Série Açores da 3ª Divisão Nacional de Xadrez realiza-se este fim-de-semana em São Miguel e nela participa a equipa do Clube Desportivo Escolar Ilha Branca, composta por Marlene Bettencourt, Carlos Côrte-real, Ricardo Montes e Paulo Estorninho.
Para Campeonato Regional de alunos estão apurados Lara Silva, Campeã da Graciosa em Sub 8, João Silva e Ana Luísa Bettencourt, campeão e vice-campeã de Sub 10 e Carolina Silva, Campeã de Ilha em Sub 12.
18 fevereiro 2011
Xadrez tem representante desta ilha no campeonato regional.
sexta-feira, fevereiro 18, 2011
Rádio Graciosa