Traduzir

Rádio Graciosa


19 fevereiro 2011

Resumo Semanal de 14 a 19 de Fevereiro de 2011.


Feira Sabores da Inovação já começou.

A segunda edição da Feira de Gastronomia “Sabores da Inovação” já está a decorrer nos Restaurantes da Ilha Graciosa, até 27 de Fevereiro.
O evento começou Sábado com um jantar de abertura no Quinta das Grotas, um dos restaurantes participantes da feira, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santa cruz da Graciosa, Manuel Avelar Santos, deputados José Ávila e João Costa, presidente do Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa, Carlos Brum e representação da Câmara de Comércio das Ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge.
O Secretário Regional da Saúde esteve presente neste vento de abertura da feira de gastronomia Sabores de Inovação - Graciosa Best Food Awards 2011, que inclui a promoção de uma alimentação saudável.
Trata-se de proporcionar uma alternativa aos pratos tradicionais, com atenção para a saúde, o que também será um complemento ao turismo de saúde que se está a desenvolver na Graciosa. O Secretário da Saúde sublinhou que há cada vez mais pessoas que se interessam por uma alimentação mais saudável e é importante que possam encontrar nos restaurantes pratos que vão de encontro ao seu estilo de vida. Há pessoas que não frequentam os restaurantes e desse modo já o podem fazer.
Com o menu saudável os restaurantes graciosenses tem agora um diferenciador positivo, que tem todo o apoio da Secretaria Regional da Saúde, que pretende promover uma alimentação saudável, daí o apoio a este evento.
A Graciosa tem vários programas de promoção da saúde e pode por isso apostar em outros nichos de mercado, em termos turísticos, referiu Miguel Correia.


Novo centro de saúde fica concluído no início de 2012.

O Secretário Regional da Saúde, visitou a construção do novo Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, constatando que os trabalhos decorrem em bom ritmo, já se podendo ver a estrutura do que será o novo centro de saúde.
O novo Centro de Saúde da ilha Graciosa, orçado em sete milhões de euros, terá o dobro da área construída em relação ao actual e será uma estrutura com melhores condições a todos os níveis, destacando-se espaços mais amplos nos serviços de urgência, permitindo uma resposta mais adequada, quer no atendimento 24 horas por dia, quer nas situações de emergência.
O novo Centro de Saúde disporá ao nível do internamento de um total de 16 camas, para além de consultórios médicos mais amplos e com melhores equipamentos, tanto para as consultas de especialidade como para o atendimento dos médicos de família à população.
Miguel Correia destacou que o novo centro de saúde terá ainda ginásio de fisioterapia, serviços técnicos de radiologia e laboratório e uma área dedicada à delegação de saúde, conseguindo o objectivo de melhorar cada vez mais as condições de acessibilidade à saúde na Ilha Graciosa.



Município cedeu casa do ilhéu.

O executivo camarário decidiu ceder a casa do Ilhéu da Praia à Secretaria regional do Ambiente, que se propõe melhorar as suas condições, visto ser importante no plano de implementação do Parque Natural da Ilha Graciosa.

Concelho apoia em 20 mil euros o desporto automóvel.

Nos apoios, destacam-se os 20 mil euros cedidos para o desporto automobilístico, considerado pela autarquia como “dinamizador da nossa economia”. Os apoios constam de 2.500 euros a cada uma das equipas que participem na taça de ralis do grupo Central, 7.500 ao participante do campeonato dos Açores de ralis e ainda mais 2.500 euros à equipa de Cláudio Bettencourt e Luis Silva, pelos êxitos de 2010. Estes apoios vão ser transferidos para o Moto Clube da Ilha Graciosa, que fará um relatório no final de 2011 sobre todas as actividades e provas em que participaram, estando as quatro equipas obrigadas a fazer publicidade ao nosso município.



Edilidade vai apoiar Selecção de sub-12.

O município vai ainda apoiar com quatro passagens a deslocação de alunos do 12º ano da Escola Secundária Emiliano de Andrade para visita de estudo, com um almoço a deslocação à ilha da Comissão Eventual para Analisar a Aplicação do Rendimento Social de Inserção, com transportes na visita de estudo pela ilha ao 7º ano da escola secundária desta ilha, e ainda, colaborar na campanha de desratização, promovida pelo Serviço de desenvolvimento Agrário da Graciosa.
Outros apoios aprovados pelo executivo foram para o desfile de Carnaval da Escola Básica e Secundária e aquisição de equipamento desportivo para a Selecção de sub-12 da Graciosa, bem como 3 passagens aéreas aos formadores do curso europeu de primeiros socorros a realizar pela Cruz Vermelha Portuguesa.



João Costa diz que Duarte Freitas vai ser um bom líder parlamentar.

João Costa, presidente da Comissão Politica de Ilha do PSD Graciosa, participou na comissão politica regional do partido, onde se a analisou as questões Politicas actuais e a situação Politica Nacional.
Sobre a eleição de Duarte Freitas como líder do grupo parlamentar do PSD/Açores, tendo como vice-presidentes os deputados Clélio Meneses e António Marinho, o líder os Sociais-democratas da Graciosa afirma que Duarte Freitas têm já uma experiência acumulada de serviço público e de intervenção política que nos dá garantia de uma boa liderança no grupo parlamentar.



Paulo Gonzo deverá ser cabeça cartaz do festival ilha branca 2011.

A Rádio Graciosa, avança em 1ª mão, que é quase certo, que o cartaz musical para o festival ilha branca 2011, seja constituído por Paulo Gonzo e uma Banda tributo dos ABBA GOLD EUROPE, entre outros artistas.
No entanto a apresentação oficial deste festival só será confirmada na BTL em Lisboa a 24 deste mês.
Este ano o festival que traz muitos jovens à ilha Graciosa, começa a 12 de Agosto e termina a 14 de Agosto.



Manuel da Silva Ataíde Mendes fez 100 anos.

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, promoveu na passada Segunda-feira, no Lar de São Mateus, uma festa em honra de uma das pessoas mais idosas da ilha.
Manuel da Silva Ataíde Mendes comemorou 100 anos de vida, um marco que reeuniu família, amigos e autarquia numa celebração que no fundo se estende a toda a terceira idade.



Carnaval começa a aquecer.

Quando faltam cerca de três semanas para o Carnaval, as colectividades da Graciosa estão atarefadas em preparar esta época.
Embora alguns tenham começado mais cedo, só este fim-de-semana todas as colectividades da ilha estão pela primeira vez abertas este Carnaval 2011 para os habituais bailes.
A festa só acaba no dia 8 de Março, sendo a última semana dedicada aos últimos ensaios e aos últimos trabalhos das costureiras que já começaram a fazer as fantasias, decoração de salões, mas também muita diversão com os habituais bailes de máscaras.
Os bailes de apresentação de fantasias, tradicionalmente os que registam mais público, determinam o início do Entrudo, que termina com o baile até de manhã, com alguns clubes a manterem também a tradição do baile de despedida ou de encerramento do Carnaval.



Abertas candidaturas para as 7 Maravilhas da Gastronomia 2011.

Estão a decorrer as candidaturas para as 7 Maravilhas da Gastronomia 2011.
Após a divulgação e promoção do património histórico e natural do nosso país, as "7 Maravilhas" vão continuar a explorar os grandes valores e paixões dos portugueses, em que o público participa através do voto.
As "7 Maravilhas da Gastronomia" vão divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade, pelos sabores únicos e qualidade dos produtos com que os pratos são confeccionados. As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural, e são factor decisivo na escolha de Portugal como destino turístico.
Mais uma oportunidade única para promover a Graciosa, através da apresentação de um ou mais pratos tradicionais da Graciosa.



Aeroporto registou um aumento de Tráfego de passageiros em 2010.

Notícia estatística, revela que na ilha Graciosa, o tráfego de passageiros nas viagens a Aéreas aumentou de 2009 para 2010 a uma média de 860 passageiros.
Sendo que em 2009 o total de passageiros foi de 18.878 ao longo do ano, em 2010 foi de 19.738, uma subida de 860 passageiros.
Em 2009 e 2010 o mês de maior tráfego Aéreo foi Agosto, em 2009 um total de 2.194 e em 2010 foi de 2,419 passageiros.
Em2010 o mês de Agosto teve uma diferença de 225 passageiros em relação ao mês de Agosto de 2009.



Comissão Eventual para Analisar a Aplicação do Rendimento Social de Inserção.


A Comissão Eventual para Analisar a Aplicação do Rendimento Social de Inserção, chegou á Graciosa no passado dia 16 e deu como fim á visita á Graciosa a 17 de Fevereiro.
Na agenda de trabalhos desta comissão contaram visitas às três Instituições de Solidariedade Social que têm recebido beneficiários, ao abrigo do programa PROSA, tendo a tarde de quarta-feira sido marcada pelo encontro da Comissão Eventual com o Núcleo Local de Inserção da Graciosa (núcleo operativo e equipa alargada).
Rendimento Social de Inserção é uma medida de protecção social que ajuda pessoas as pessoas e que abre portas para as pessoas se descobrirem como cidadãos activos, citou Piedade Lalanda.
Papel das Instituições de Solidariedade Social, tem sido fundamental para a tal descoberta de competências dos cidadãos.



PSD/Graciosa reuniu com pescadores locais.

Segundo o presidente dos social-democratas graciosenses, "foram analisadas a actual situação da classe e as dificuldades por que passam os pescadores na ilha.
O PSD/Graciosa denunciou “as difíceis condições de trabalho e as dificuldades acrescidas com que se têm deparado os pescadores e os armadores locais”, considerando que, “as exigências com a carga fiscal e a negação ilegal a receberem o FUNDOPESCA, fazem com que se vejam obrigados a pagar para trabalhar”.
Segundo João Bruto da Costa, o PSD/Graciosa não deixará de estar ao lado dos pescadores nesta luta por direitos que são justos.
O líder do PSD Graciosa afirma ainda que não pode agora o Governo “fazer ouvidos de mercador” e virar as costas a esta gente que tanto tem dado de si para o desenvolvimento da Graciosa.
João Picanço Ataíde, Presidente da Associação de Pescadores da Ilha Graciosa, afirma que o pagamento obrigatório de 118 euros por mês aos armadores, uma situação que não conseguem comportar, uma vez que já efectuam descontos para a segurança social, ainda para mais exigem este pagamento quer as embarcações vão para o mar ou não. O líder dos pescadores graciosenses afirma que os amadores graciosenses pensam em vender as embarcações, pois assim não conseguem subsistir, ainda para mais com a falta de peixe que se verifica.
Lázaro Silva, armador-pescador, conta que para além dos
10% de desconto sobre o peixe capturado surge agora este imposto, que tem que ser pago todos os meses mesmo que o pescador esteja doente e não consiga ir para o mar.
A solução será despedir os seus trabalhadores, para conseguir sobreviver como pescador independente e se mesmo assim não conseguir, termina com a actividade de pescador.
Este armador diz que trata de uma situação “ainda pior do que a escravatura”.


Luz verde para a rampa roll on-roll off do Porto Comercial.

O Governo Regional dos Açores, reunido em conselho, autorizou a celebração de contratos anuais com as Administrações dos Portos da Terceira e Graciosa (APTG) e de S. Miguel e Santa Maria (APSM), com vista à execução, na parte não comparticipada por fundos comunitários, de diversas empreitadas de reabilitação e qualificação dos portos comerciais dos Açores.
No caso da APTG, cujo contrato se cifra no montante global de € 740.555,00 (setecentos e quarenta mil, quinhentos e cinquenta e cinco euros), incluem-se, entre outras, a empreitada de construção da rampa roll on-roll off do Porto Comercial da Graciosa, o Terminal de Cruzeiros de Angra do Heroísmo e o Plano Integrado de Reordenamento da Baía de Angra - II fase.
A faltar está a Pórtico de varagem para o Porto Pescas, actualmente o equipamento portuário de maior necessidade na Graciosa.



JSD ausculta juventude.

O líder da JSD/Açores visitou na passada Quinta-Feira a Freguesia de Luz, numa acção integrada nos vários encontros com jovens e militantes da JSD durante dois dias na nossa ilha.
O jovem líder social-democrata encara esta visita à ilha Graciosa como "mais uma oportunidade para abordar a questão da desertificação nas ilhas mais pequenas, bem como o problema da falta de emprego para os mais jovens e para os recém-licenciados", explicou.
O objectivo da JSD é fazer chegar estas preocupações ao PSD e à Assembleia Legislativa dos Açores.
Algumas das soluções para os problemas da juventude Graciosense passariam por tentar perceber o que se pode fazer, acima de tudo apostar em políticas de natalidade, apostar numa boa política de habitação.
A JSD promete fazer chegar as preocupações dos jovens graciosenses aos líderes políticos regionais, bem como à Assembleia Legislativa regional dos Açores.



Xadrez tem representante desta ilha no campeonato regional.

O Xadrez na ilha Graciosa tem uma prática Regular nas Escolas básicas das freguesias e na escola secundária de Santa Cruz.
Segundo Carlos Corte Real, responsável pela sua actividade nas escolas básicas, o xadrez é modalidade muito importante, especialmente para os miúdos, pois ajuda-os na capacidade de concentração e da visão.
Já há torneios de Xadrez escolar e a adesão dos alunos têm sido bastante positiva, quer a nível de 2ºCiclo,quer a nível de 3ºCiclo.
Para o Campeonato, foi seleccionado o aluno que teve melhor pontuação no torneio, que vai representar o seu escalão, tirando o sub-10 em que foram apurados dois alunos pelo elevado número de inscritos.
No Xadrez temos também na ilha Graciosa o escalão Sénior, pois é um desporto que tem uma grande longevidade.

Twitter Facebook Favorites More