O balanço da visita à Graciosa.foi positivo, segundo a presidente da comissão, Piedade Lalanda, pois conheceram casos de sucesso, quer de pessoas que conseguiram chegar à sua independência, quer de jovens de famílias carenciadas que tiraram cursos superiores.
As Instituições de Solidariedade Social da Graciosa, tem sido fundamentais para a descoberta de competências dos cidadãos, pois da parte dos privados existe, segundo Piedade Lalanda, “alguma resistência em contratar pessoas que foram beneficiários do Rendimento Social de Inserção”.
Piedade Lalanda, a alertar para que a necessidade de uma maior abertura dos privados, a admitirem pessoas que já foram beneficiárias do Rendimento Social de Inserção.
Exposição de Fantasias e Fotografias Antigasdo século XX na Casa Etnográfica.
A iniciativa da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa poderá ser visitada de Segunda a Sexta-feira das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 e aos Domingos a partir da 14:00.
Pouca frequência dos transportes prejudica qualidade de produtos.
A pouca regularidade com que a Graciosa é escalada pelos transportes marítimos de cargas, tem prejudicado a qualidade de alguns produtos.
Segundo o que a Rádio Graciosa conseguiu saber algumas encomendas de produtos que tinham como destino a Graciosa perderam qualidade e alguns chegam mesmo a perecer em armazéns dos transitários à espera de transporte para a Graciosa.
Muitas dificuldades continuam a enfrentar os nossos empresários, exemplo disso foi o que passou com Francisco Espínola, proprietário de um dos restaurantes que participa na Feira Sabores da Inovação.
Impossibilitado de fazer chegar os seus produtos por barco, optou pelo transporte aéreo, tendo a Sata escalado a Graciosa por dois dias sem fazer chegar os seus produtos, acabando estes por chegar depois da feira já estar a chegar à alguns dias.
Três exposições até ao final de Março no Museu da Graciosa.
A Direcção Regional da Cultura, através do Museu da Graciosa, apresenta três exposições distintas, que podem ser visitadas nas suas instalações, entre os meses de Fevereiro e Março.
"O Carnaval da Graciosa", patente de 8 de Fevereiro a 12 de Março, "Equipamento doméstico graciosense", de 14 de Fevereiro a 31 de Março e "Ernesto Veiga de Oliveira, um Etnólogo nos Açores", de 16 a 31 de Março.
Por seu turno, o Serviço Educativo do Museu tem programado diversas iniciativas, dirigidas a públicos específicos.
Na sessão"A Escola vai ao Museu", que decorrerá até 31 de Março serão realizadas actividades subordinadas ao tema "A Arquitectura da água", bem como visitas guiadas à exposição permanente. Nas sessões "O Museu vai aos Lares de Idosos", nos dias 3 e 4 de Março, será disponibilizada a mostra de fotografia "O Carnaval da Graciosa".
Serão promovidas ainda diversas iniciativas, nomeadamente, o "Passaporte para a leitura", que disponibilizará uma biblioteca itinerante com recurso às novas tecnologias, que irá percorrer todas as localidades da ilha, o Concerto da Primavera, a realizar no dia 20 de Março e ainda o Festival de Teatro da Graciosa, onde participará o grupo local "A Semente" e que terá início a 27 do mesmo mês.
Conhecidas mais fantasias a apresentar no Carnaval 2011.
O Graciosa Futebol Club apresenta este Carnaval três fantasias.
São 78 os figurantes distribuídos por três fantasias.
A fantasia de infantis é os “Cowboys”, com 23 elementos, é ensaiada por Cátia e Conceição Cordeiro.
No escalão sénior, este clube apresenta dois grupos de fantasias, “As Libelinhas Sambistas”, com 24 elementos e as “Cartas”, com 31 elementos. A coreografia será da autoria dos dois grupos.
As fantasias são apresentadas no dia 5 de Março.
A Filarmónica União Popular Luzense apresenta este Carnaval 4 fantasias de grupo, num total de 98 figurantes.
No escalão infantil desfilam duas fantasias, sob coreografia de Marília Magalhães. As princesas e os cavaleiros, com 13 pares e os prisioneiros com 12 pares.
No escalão intermédio, a fantasia “Os Marujos” é composta por 11 pares, que fazem a sua própria coreografia.
Os seniores vão desfilar com o tema “A Lenda do Zorro”, num total de 13 pares que também vão ensaiar a sua coreografia.
As fantasias desfilam pela primeira vez no clube no Sábado, 5 de Março.
A Sociedade Recreativa da Vitória, apresenta este Carnaval 86 figurantes nas suas três fantasias de grupo.
Nos infantis, desfilam 18 pares de “Mexicanos”, nos Juvenis a fantasia intitula-se “Vampiros” e é composta por 13 pares.
No escalão sénior desfilam 12 pares com o tema “Hippies”.
Estas fantasias são apresentadas no baile do dia 4 de Março.
O Santa Cruz Sport Club, apresenta este Carnaval 44 figurantes na sua fantasia de grupo.
Uma fantasia de Séniores, em que desfilam 22 pares. A fantasia intitula-se “O Arco-Ìris”.
Estas fantasias são apresentadas no baile de Domingo Gordo dia 5 de Março, e não vão desfilar no pavilhão municipal de Santa Cruz.
A Fantasias do Carnaval 2011 na Filarmónica União Praiense tem 58 elementos.
O escalão Sénior tem a fantasia intitulada “Cabaré”, e são 11pares.
O escalão dos juvenis tem 18 pares, e a sua fantasia intitula-se “Mexicanos”.
As fantasias são apresentadas no Sábado Gordo, dia 5 de Março.
Irmandade Nossa Senhora da Esperança da Ribeirinha, tem um total de 69 elementos nas fantasias deste Carnaval.
Estes 69 elementos são divididos em três escalões, o escalão Sénior, escalão de juvenis e o escalão de infantis.
No escalão de infantis, são 21 elementos, e a fantasia intitula-se “Noddy e a Macaca Marta”.
No escalão de juvenis a fantasia intitulada “A Escola de Glamour” tem 14 pares.
O escalão Sénior tem 20 elementos e a sua fantasia intitula-se “ A Criançada”.
As fantasias serão apresentadas na Quinta-feira, dia 3 de Março.
O Sporting Club do Guadalupe apresenta 42 elementos nas fantasias do Carnaval 2011.
O escalão sénior é composto por 22 elementos, e a fantasia intitula-se “Havaianas”.
O escalão dos Juvenis tem a fantasia intitulada “Bailarinos”, e é composto por 20 elementos.
As fantasias são apresentadas no Sábado Gordo, dia 5 de Março.
Formação profissional aos taxistas, já está programada para o ano de 2011.
Para este ano estão previstas 19 acções de formação nas ilhas Graciosa, São Miguel, Terceira, Faial, Pico, Santa Maria, São Jorge, e Flores, através da NORMA Açores, entidade credenciada e financiada pelo Fundo Social Europeu.
A estruturação da formação, teórica e prática, pretende potenciar a aquisição de competências consideradas nucleares do perfil profissional de Motorista de Táxi, com vista à inserção profissional do formando.
Entre os diversos conteúdos programáticos destacam-se os módulos em geografia do território; comunicação e relações interpessoais e inglês elementar e segurança e higiene no transporte.
Subsídio para 280 toneladas de alimento fibroso para animais.
O Governo dos Açores vai comparticipar, durante o corrente ano, a aquisição de produto de categoria fibrosa destinado à alimentação do efectivo pecuário da Região até a um montante máximo de 11.000 toneladas.
A decisão consta de uma Portaria do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, ontem publicada em Jornal Oficial, e destina-se reduzir o impacto das “quebras expressivas” que o mau tempo causou na produção forrageira destinada à alimentação animal.
Este apoio extraordinário, do qual podem beneficiar todos os operadores económicos que fabricam ou importam aquele produto, consistirá numa ajuda, por cada quilograma de alimento importado, de cinco cêntimos nas ilhas de S. Miguel e Terceira e de sete cêntimos nas restantes ilhas.
O montante máximo do produto a adquirir na Graciosa é de 280 toneladas.
As entidades cuja aquisição de produto fibroso se destine à revenda e tenha sido objecto de ajuda, bem como as que produzem e comercializam, “obrigam-se a deduzir a ajuda recebida aquando da fixação do preço final do produto ao agricultor, a qual deverá constar da factura”, bem como a “permitir o acesso de todos os agricultores que se lhes dirijam para a aquisição de produto objecto de ajuda”.
Pais descontentes com qualidade das refeições escolares.
A Rádio Graciosa teve conhecimento de descontentamento com as refeições escolares, por parte de encarregados de educação e pais.
Estas situações prendem-se com o peixe quase cru, galinhas com vestígios de penas debaixo das asas, vestígios de sangue no peixe e crianças também já relataram ter encontrado moscas e cabelos na comida.
A qualidade das refeições tem vindo a decair ultimamente, o que levou a que alguns pais já tivessem feito reclamações junto de funcionários da escola, mas nunca nenhuma queixa ou reclamação foi feita ao Conselho Executivo, conforme nos disse o seu presidente José Gregório, que não comenta estas situações particulares por não ter conhecimento delas.
O presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária afirma ainda que actualmente o caderno de encaixes está a ser revisto, e que o contrato com a empresa a que está concessionada, no final deste ano lectivo termina o contrato.
José Gregório garantiu que o Conselho Executivo acompanha de perto a qualidade das refeições e referiu que os encarregados de educação que tenham conhecimento de algumas irregularidades, devem contactar o Conselho Executivo.
Censos 2011 ocorrerão em Março.
Em Março de 2011 ocorrerão, em Portugal, as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país do mundo: os Recenseamentos da População e da Habitação, vulgo Censos.
Vão ser recenseados todos os cidadãos e todos os edifícios destinados à habitação.
Pela primeira vez, em Portugal, a resposta aos Censos poderá ser dada pela Internet, na senda das melhores práticas internacionais.
A página de resposta aos Censos na Internet é: http://www.censos2011.ine.pt/
Paulo Gonzo, Slimmy, Corvos, Carminho e Abba Gold Europe são cartaz.
A Bola de Turismo de Lisboa abriu Quarta-feira com a forte presença de empresários açorianos.
No “Stand Açores”, no pavilhão 1 da FIL, encontram-se representados os diferentes parceiros institucionais da Associação de Turismo dos Açores.
Na tarde de Quinta-feira, ocorreu a apresentação oficial do II Festival Ilha Branca 2011.
As Instituições de Solidariedade Social da Graciosa, tem sido fundamentais para a descoberta de competências dos cidadãos, pois da parte dos privados existe, segundo Piedade Lalanda, “alguma resistência em contratar pessoas que foram beneficiários do Rendimento Social de Inserção”.
Piedade Lalanda, a alertar para que a necessidade de uma maior abertura dos privados, a admitirem pessoas que já foram beneficiárias do Rendimento Social de Inserção.
Exposição de Fantasias e Fotografias Antigasdo século XX na Casa Etnográfica.
A iniciativa da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa poderá ser visitada de Segunda a Sexta-feira das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 e aos Domingos a partir da 14:00.
Pouca frequência dos transportes prejudica qualidade de produtos.
A pouca regularidade com que a Graciosa é escalada pelos transportes marítimos de cargas, tem prejudicado a qualidade de alguns produtos.
Segundo o que a Rádio Graciosa conseguiu saber algumas encomendas de produtos que tinham como destino a Graciosa perderam qualidade e alguns chegam mesmo a perecer em armazéns dos transitários à espera de transporte para a Graciosa.
Muitas dificuldades continuam a enfrentar os nossos empresários, exemplo disso foi o que passou com Francisco Espínola, proprietário de um dos restaurantes que participa na Feira Sabores da Inovação.
Impossibilitado de fazer chegar os seus produtos por barco, optou pelo transporte aéreo, tendo a Sata escalado a Graciosa por dois dias sem fazer chegar os seus produtos, acabando estes por chegar depois da feira já estar a chegar à alguns dias.
Três exposições até ao final de Março no Museu da Graciosa.
A Direcção Regional da Cultura, através do Museu da Graciosa, apresenta três exposições distintas, que podem ser visitadas nas suas instalações, entre os meses de Fevereiro e Março.
"O Carnaval da Graciosa", patente de 8 de Fevereiro a 12 de Março, "Equipamento doméstico graciosense", de 14 de Fevereiro a 31 de Março e "Ernesto Veiga de Oliveira, um Etnólogo nos Açores", de 16 a 31 de Março.
Por seu turno, o Serviço Educativo do Museu tem programado diversas iniciativas, dirigidas a públicos específicos.
Na sessão"A Escola vai ao Museu", que decorrerá até 31 de Março serão realizadas actividades subordinadas ao tema "A Arquitectura da água", bem como visitas guiadas à exposição permanente. Nas sessões "O Museu vai aos Lares de Idosos", nos dias 3 e 4 de Março, será disponibilizada a mostra de fotografia "O Carnaval da Graciosa".
Serão promovidas ainda diversas iniciativas, nomeadamente, o "Passaporte para a leitura", que disponibilizará uma biblioteca itinerante com recurso às novas tecnologias, que irá percorrer todas as localidades da ilha, o Concerto da Primavera, a realizar no dia 20 de Março e ainda o Festival de Teatro da Graciosa, onde participará o grupo local "A Semente" e que terá início a 27 do mesmo mês.
Conhecidas mais fantasias a apresentar no Carnaval 2011.
O Graciosa Futebol Club apresenta este Carnaval três fantasias.
São 78 os figurantes distribuídos por três fantasias.
A fantasia de infantis é os “Cowboys”, com 23 elementos, é ensaiada por Cátia e Conceição Cordeiro.
No escalão sénior, este clube apresenta dois grupos de fantasias, “As Libelinhas Sambistas”, com 24 elementos e as “Cartas”, com 31 elementos. A coreografia será da autoria dos dois grupos.
As fantasias são apresentadas no dia 5 de Março.
A Filarmónica União Popular Luzense apresenta este Carnaval 4 fantasias de grupo, num total de 98 figurantes.
No escalão infantil desfilam duas fantasias, sob coreografia de Marília Magalhães. As princesas e os cavaleiros, com 13 pares e os prisioneiros com 12 pares.
No escalão intermédio, a fantasia “Os Marujos” é composta por 11 pares, que fazem a sua própria coreografia.
Os seniores vão desfilar com o tema “A Lenda do Zorro”, num total de 13 pares que também vão ensaiar a sua coreografia.
As fantasias desfilam pela primeira vez no clube no Sábado, 5 de Março.
A Sociedade Recreativa da Vitória, apresenta este Carnaval 86 figurantes nas suas três fantasias de grupo.
Nos infantis, desfilam 18 pares de “Mexicanos”, nos Juvenis a fantasia intitula-se “Vampiros” e é composta por 13 pares.
No escalão sénior desfilam 12 pares com o tema “Hippies”.
Estas fantasias são apresentadas no baile do dia 4 de Março.
O Santa Cruz Sport Club, apresenta este Carnaval 44 figurantes na sua fantasia de grupo.
Uma fantasia de Séniores, em que desfilam 22 pares. A fantasia intitula-se “O Arco-Ìris”.
Estas fantasias são apresentadas no baile de Domingo Gordo dia 5 de Março, e não vão desfilar no pavilhão municipal de Santa Cruz.
A Fantasias do Carnaval 2011 na Filarmónica União Praiense tem 58 elementos.
O escalão Sénior tem a fantasia intitulada “Cabaré”, e são 11pares.
O escalão dos juvenis tem 18 pares, e a sua fantasia intitula-se “Mexicanos”.
As fantasias são apresentadas no Sábado Gordo, dia 5 de Março.
Irmandade Nossa Senhora da Esperança da Ribeirinha, tem um total de 69 elementos nas fantasias deste Carnaval.
Estes 69 elementos são divididos em três escalões, o escalão Sénior, escalão de juvenis e o escalão de infantis.
No escalão de infantis, são 21 elementos, e a fantasia intitula-se “Noddy e a Macaca Marta”.
No escalão de juvenis a fantasia intitulada “A Escola de Glamour” tem 14 pares.
O escalão Sénior tem 20 elementos e a sua fantasia intitula-se “ A Criançada”.
As fantasias serão apresentadas na Quinta-feira, dia 3 de Março.
O Sporting Club do Guadalupe apresenta 42 elementos nas fantasias do Carnaval 2011.
O escalão sénior é composto por 22 elementos, e a fantasia intitula-se “Havaianas”.
O escalão dos Juvenis tem a fantasia intitulada “Bailarinos”, e é composto por 20 elementos.
As fantasias são apresentadas no Sábado Gordo, dia 5 de Março.
Formação profissional aos taxistas, já está programada para o ano de 2011.
Para este ano estão previstas 19 acções de formação nas ilhas Graciosa, São Miguel, Terceira, Faial, Pico, Santa Maria, São Jorge, e Flores, através da NORMA Açores, entidade credenciada e financiada pelo Fundo Social Europeu.
A estruturação da formação, teórica e prática, pretende potenciar a aquisição de competências consideradas nucleares do perfil profissional de Motorista de Táxi, com vista à inserção profissional do formando.
Entre os diversos conteúdos programáticos destacam-se os módulos em geografia do território; comunicação e relações interpessoais e inglês elementar e segurança e higiene no transporte.
Subsídio para 280 toneladas de alimento fibroso para animais.
O Governo dos Açores vai comparticipar, durante o corrente ano, a aquisição de produto de categoria fibrosa destinado à alimentação do efectivo pecuário da Região até a um montante máximo de 11.000 toneladas.
A decisão consta de uma Portaria do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, ontem publicada em Jornal Oficial, e destina-se reduzir o impacto das “quebras expressivas” que o mau tempo causou na produção forrageira destinada à alimentação animal.
Este apoio extraordinário, do qual podem beneficiar todos os operadores económicos que fabricam ou importam aquele produto, consistirá numa ajuda, por cada quilograma de alimento importado, de cinco cêntimos nas ilhas de S. Miguel e Terceira e de sete cêntimos nas restantes ilhas.
O montante máximo do produto a adquirir na Graciosa é de 280 toneladas.
As entidades cuja aquisição de produto fibroso se destine à revenda e tenha sido objecto de ajuda, bem como as que produzem e comercializam, “obrigam-se a deduzir a ajuda recebida aquando da fixação do preço final do produto ao agricultor, a qual deverá constar da factura”, bem como a “permitir o acesso de todos os agricultores que se lhes dirijam para a aquisição de produto objecto de ajuda”.
Pais descontentes com qualidade das refeições escolares.
A Rádio Graciosa teve conhecimento de descontentamento com as refeições escolares, por parte de encarregados de educação e pais.
Estas situações prendem-se com o peixe quase cru, galinhas com vestígios de penas debaixo das asas, vestígios de sangue no peixe e crianças também já relataram ter encontrado moscas e cabelos na comida.
A qualidade das refeições tem vindo a decair ultimamente, o que levou a que alguns pais já tivessem feito reclamações junto de funcionários da escola, mas nunca nenhuma queixa ou reclamação foi feita ao Conselho Executivo, conforme nos disse o seu presidente José Gregório, que não comenta estas situações particulares por não ter conhecimento delas.
O presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária afirma ainda que actualmente o caderno de encaixes está a ser revisto, e que o contrato com a empresa a que está concessionada, no final deste ano lectivo termina o contrato.
José Gregório garantiu que o Conselho Executivo acompanha de perto a qualidade das refeições e referiu que os encarregados de educação que tenham conhecimento de algumas irregularidades, devem contactar o Conselho Executivo.
Censos 2011 ocorrerão em Março.
Em Março de 2011 ocorrerão, em Portugal, as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país do mundo: os Recenseamentos da População e da Habitação, vulgo Censos.
Vão ser recenseados todos os cidadãos e todos os edifícios destinados à habitação.
Pela primeira vez, em Portugal, a resposta aos Censos poderá ser dada pela Internet, na senda das melhores práticas internacionais.
A página de resposta aos Censos na Internet é: http://www.censos2011.ine.pt/
Paulo Gonzo, Slimmy, Corvos, Carminho e Abba Gold Europe são cartaz.
A Bola de Turismo de Lisboa abriu Quarta-feira com a forte presença de empresários açorianos.
No “Stand Açores”, no pavilhão 1 da FIL, encontram-se representados os diferentes parceiros institucionais da Associação de Turismo dos Açores.
Na tarde de Quinta-feira, ocorreu a apresentação oficial do II Festival Ilha Branca 2011.
O Cartaz, quanto a música, será constituído pelo grupo de rock "Slimmy" que actuará na Sexta-feira, seguindo-se Paulo Gonzo que actua no Sábado, pelos Corvos, que actuam no Domingo e finalmente na Segunda-feira actua um tributo dos Abba Gold Europe.A fadista Carminho, actua na Praça Fontes Pereira de Melo, na noite de Domingo.
Nas tradicionais Touradas de Praça da Festas do concelho, o cabeça de cartaz é o cavaleiro Luís Rouxinol. Também estarão presentes nas nossas touradas de praça Tiago Pamplona, João Pamplona e o cavaleiro amador Miguel Moura.
Nas tradicionais Touradas de Praça da Festas do concelho, o cabeça de cartaz é o cavaleiro Luís Rouxinol. Também estarão presentes nas nossas touradas de praça Tiago Pamplona, João Pamplona e o cavaleiro amador Miguel Moura.
Na lide apeada, o matador de touros de Nacionalidade Espanhola, António Ferrera.Estas festas de Santo Cristo 2011,que se iniciam em 12 de Agosto e terminam a 14 de Agosto, estão orçadas em cerca de 300 mil euros, Avelar Santos, presidente do município Santa Cruzense, anunciou ainda que haverá bons transportes, quer marítimos quer aéreos para quem nos queira visitar.



sexta-feira, fevereiro 25, 2011
Rádio Graciosa
