Traduzir

Rádio Graciosa


09 fevereiro 2011

“Por Favor Não Caia” melhora equilíbrio do idoso.

O projecto "Por Favor NÃO CAIA" do Inatel e do PNF-Chi está a decorrer em Santa Cruz da Graciosa, onde se prevê a inscrição de cerca de 150 idosos. O objectivo do programa é proporcionar aos participantes um envelhecimento activo e saudável.
"PNF-CHI", trata de uma ginástica simples que tem dado bons resultados em experiências já desenvolvidas com pessoas idosas.
Além de exercitar os movimentos, os exercícios são concebidos para desenvolver o equilíbrio.
Calcula-se que nos Açores entre cem a duzentas pessoas idosas recorrem aos serviços de saúde, por ano, em consequência de quedas, tal como explicou o fisioterapeuta, Paulo Araújo.
Joana Fernandes e Carla Boto são as fisioterapeutas que durante esta semana estão a promover sessões pelos núcleos da ilha, nomeadamente Centro de Convívio de Guadalupe, Santa Cruz, Vitória, Ribeirinha, São Mateus e Luz.
O objectivo da técnica PNFchi é a integração corporal, relaxamento, ganho de flexibilidade, auto conhecimento corporal e auto estima dos idosos, de entre outros benefícios.
Paulo Araújo, deixou o convite para que as pessoas com mais de 60 anos experimentem, pois são muitos os benefícios, tendo já os estudos efectuados na ilha Terceira verificado uma grande melhoria na condição física dos idosos ao fim de apenas 3 meses.
O programa é desenvolvido pela Agência de Angra do Inatel e conta com o apoio da Secretaria Regional da Saúde, Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, Santas Casas e Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
O Projecto Por Favor Não Caia estará em funcionamento na Graciosa até ao final do ano.

Twitter Facebook Favorites More