Traduzir

Rádio Graciosa


29 janeiro 2011

Resumo Semanal 24 a 28 de Janeiro de 2011.

Agora vamos recordar os acontecimentos que destacámos esta semana:


Cavaco Silva venceu na Graciosa.

Nas Presidenciais 2011, Cavaco Silva alcançou a vitória na Graciosa, com 59,16% dos votos dos 1479 graciosenses que votaram. Manuel Alegre alcançou 27,1 % dos votos e Fernando Nobre 4,33%.
As Presidenciais 2011 ficam marcadas pela elevada abstenção que na Graciosa atingiu um valor recorde de 66, 5%, pois dos 4422 eleitores inscritos, votaram apenas 1479.
Cavaco Silva venceu em todas as freguesias da ilha, tendo-se verificado a maior abstenção na freguesia da Luz, com 71,4% e menor em São Mateus com 58,5%.



Lideres Políticos da Graciosa lamentam elevada abstenção.

João Costa, presidente do PSD Graciosa, mostra-se satisfeito com os resultados obtidos por Cavaco Silva, realçando a vitória em todas as mesas de voto da ilha.
Para o líder dos sociais-democratas graciosenses trata-se da vitória da candidatura da seriedade e verdade.
Segundo João Costa, a abstenção tem um valor alto, mas irreal, pois o aumento de 566 eleitores não significa um crescimento da população, pois os emigrantes ao aderirem ao cartão de cidadão passam a figurar nos cadernos eleitorais. Avelar Santos, líder do PS Graciosa, disse que a reeleição de cavaco Silva era de esperar, com os portugueses a seguir a linha do que tem acontecido desde o 25 de Abril de reeleição do Presidente da República.
A apatia da população, perante uma campanha que chegou á Graciosa apenas pela televisão, é segundo Avelar Santos a razão para a abstenção.



Transportes marítimos nos Açores têm novas regras.

Segundo noticiou o Jornal Diário, a partir desta semana começa a ser obrigatório a informação detalhada sobre os meios de salvação a bordo das embarcações.Qualquer passageiro, no início de uma viagem de barco nas ilhas dos Açores passa a ter que saber onde ficam os meios de salvação, pois um tripulante vai-lhe indicar onde está o colete e como o vestir.
Está na nova lei sobre a segurança no mar, conforme uma fonte do conselho de administração da Atlânticoline que defende uma politica de segurança na empresa. Até 2015 todas as jangadas de salvação serão substituídas por balsas e os cabos usados para colocar as embarcações de segurança na água periodicamente vistoriados.Nesta nova lei sobre a segurança no mar as embarcações de pesca estão igualmente sujeitas a novas regras de segurança. Os pescadores têm agora de prestar provas dos seus conhecimentos sobre a utilização dos meios de salvação existentes a bordo.Também as embarcações de comércio de carga e os rebocadores passam a ver agravadas as exigências de segurança.As coimas vão dos 500 aos 3500 euros e os comandantes, mestres e arrais são directamente responsabilizados, até pela não utilização de coletes. A competência para inspeccionar e assegurar o cumprimento da presente legislação é do Instituto Portuário dos Transportes Marítimos.



Graciosa Best Food Awards 2011 de 12 a 27 de Fevereiro.

A Câmara do Comércio e o Núcleo Empresarial da Graciosa, realizam de 12 a 27 de Fevereiro, a Feira de Gastronomia “Sabores da Inovação”
O certame está de volta à Ilha Graciosa, com 4 restaurantes.
À semelhança do ano passado os clientes podem deliciar-se com a ementa gastronómica 2011 e habilitar-se a viagens a Madrid, Lisboa e Ponta Delgada.
Este ano a novidade vai para menu com entrada, prato e sobremesa a apenas 9 euros, com a opção de um menu saudável.



Autarquia prepara sinalização de passadeiras.

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa está a preparar a sinalização de passadeiras em Santa Cruz da Graciosa.
A informação foi avançada, no espaço de comentários da Rádio Graciosa, pela vice-presidente Maria da Conceição Cordeiro.
Reconhecida a falta de algumas travessias para peões no centro da vila de Santa Cruz da Graciosa, a vice-presidente do município garantiu que a sinalização vertical está encomendada, devendo os trabalhos começarem logo que o material chegue à ilha.



Cláudia Cardoso é a nova Secretária Regional de Educação e Formação.

Cláudia Alexandra Coelho Cardoso Meneses da Costa, 37 anos de idade, licenciada em Português/Inglês pela Universidade dos Açores, é natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, na Terceira.
Esta é a segunda vez que Cláudia Cardoso assume funções no governo açoriano, depois de ter sido Secretária Regional da Presidência entre 2002 e 2004.



Voto de Congratulação pelos 525 anos da vila de Santa Cruz.

A Assembleia Legislativa Regional dos Açores aprovou um voto de congratulação pelos 525 anos da vila de Santa Cruz da Graciosa.
O voto foi proposto pela deputada Vera Teixeira da bancada PS.
A este voto associou-se também o deputado do PSD João Costa, mas deixou um alerta para que com actos de modernização não se estrague aquilo de que a vila tem de histórico.



Decisão de evacuações médicas é do médico da urgência, garante Miguel Correia.

Artur Lima solicitou ao Secretário Regional da Saúde para alterar o regulamento vigente relativo ao procedimento de evacuação de doentes em situação urgente por considerar que o texto existente “levanta muitas dúvidas” e que, por isso, “uma clarificação se impõe”, reforçando o CDS-PP que, ao contrário daquilo que diz o Governo, quem decide sobre a evacuação ou não “é sempre o médico do hospital de referência e não o médico da unidade de saúde de origem”.
Miguel Correia, Secretário Regional da Saúde esclareceu que o médico do hospital faz apenas uma avaliação, competindo ao médico de serviço do Centro de Saúde a decisão de evacuação.
Artur lima contestou que a decisão da evacuação continua a ser do médico do hospital e não do médico do centro de saúde.
Ainda nesta discussão o deputado Pedro Gomes PSD/Açores considerou que o governo regional do PS demonstrou “não ter capacidade” para resolver os problemas do Serviço Regional de Saúde (SRS), alegando que existe um “grave problema” de gestão e opção política no sector.
O parlamentar do PP, Artur Lima, declarou ainda conhecer um grave problema de abandono de médicos que abandonam a região por perseguição de outros colegas, porque não querem partilhar o regime de prevenções, apelidando o actual regime de “perverso”.



Sata continua a deixar bagagens atrás.

O avião que escalou a Graciosa foi o Dash 200 e segundo informação dada aos passageiros em São Miguel, terá saído da ilha com a lotação máxima de passageiros, e por isso não conseguiram levar toda a bagagem.
Preocupados com a situação da bagagem, a Sata respondeu aos passageiros que esta sairia daqui no voo da tarde, mas que iria fazer o percurso Graciosa-Terceira-Faial e finalmente São Miguel.
Uma situação que deixou os passageiros revoltados que afirmam que apesar dos novos aviões continuamos mal servidos, pois se havia muitos passageiros, deveria ter sido um avião maior a escalar a Graciosa.



Projecto Rochela Lagoa custará um milhão e meio de euros.

O projecto apresentado contempla intervenção de cerca de um quilómetro e meio de estrada, com ciclovia, passeio, muro com banquetas e arborização.
Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, afirmou que se trata de uma obra no valor de cerca de 1 milhão e meio de euros, que levará a maior fatia do orçamento municipal em 2012, a par do projecto de remodelação de Santa Cruz.
A autarquia vai recorrer aos fundos comunitários, para o lançamento do concurso dentro de alguns meses, tendo Avelar santos confirmado que existe esperança de que o início da obra ocorra ainda antes do final deste novo ano.
O Projecto da reabilitação da estrada Rochela-Lagoa vai estar durante uma semana disponível para consulta e apresentação de sugestões na Junta de Freguesia de São Mateus.
Avelar Santos afirma que a opinião da população é importante e estão por isso abertos a sugestões. O objectivo do projecto é valorizar aquela zona de São Mateus, tornando a porta de entrada da Graciosa por mar muito mais bonita.



Estudo da resolução dos problemas com as Térmitas na ilha graciosa.

Estudo da resolução dos problemas com as Térmitas na ilha Graciosa poderá ter início ainda este ano.
O problema de térmitas nos Açores não é novo e pede soluções eficazes, porém, Paulo Borges, investigador da Universidade dos Açores, afirma ser impossível a erradicação total desta praga. No processo de avaliação da situação das térmitas nos Açores estão envolvidos três investigadores universitários e quatro bolseiros, que desenvolvem trabalhos em cinco ilhas do arquipélago.
Numa palestra sobre a praga das térmitas nos Açores, o investigador Paulo Borges afirmou que na Terceira e em S. Miguel, será impossível terminar com esta praga, restando diminuir o seu impacto ao longo das próximas décadas.

Twitter Facebook Favorites More