O líder da JSD/Açores visitou no passado fim-de-semana a ilha Graciosa, no âmbito da iniciativa “Ir ao encontro da juventude açoriana”, através da qual o responsável social-democrata está a deslocar-se às nove ilhas do arquipélago.
Cláudio Almeida pretende com esta iniciativa recolher junto dos jovens ideias para o futuro dos Açores. Na deslocação à Graciosa, o líder dos jovens social-democratas contactou com os agricultores e concluiu que a agricultura graciosense poderia ser muito mais aproveitada, o que passaria pela diversificação, aproveitando o potencial rico que a ilha possui nesta área.
Nos contactos com os pescadores, Cláudio Almeida ouviu queixas sobre melhorias necessárias no Porto de Pescas ou a necessidade de mais apoio aos seguros na actividade.
A desertificação e a falta emprego na ilha que ajude à fixação dos jovens, foram outros dos problemas debatidos no encontro com os jovens graciosenses. Como principais entraves à fixação de jovens estão os preços elevados das passagens aéreas e nos transportes marítimos de mercadorias, que na opinião do dirigente laranja, “dificultam a economia da ilha”.
Preocupações ouvidas durante esta visita que Cláudio Almeida, que como deputado regional do PSD, pretende levar à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, as preocupações de jovens de todas as ilhas.
|