Traduzir

Rádio Graciosa


18 maio 2010

Plenário de Maio começa hoje na Horta.

Inicia-se hoje na Assembleia Legislativa Regional, a sessão plenária de Maio, que se vai prolongar durante a semana, com uma agenda que inclui vários temas que dividem os dois maiores partidos dos Açores.
Um desses temas é a lista das individualidades que serão homenageadas no Dia dos Açores, a 24 de Maio, numa cerimónia que terá lugar na ilha do Corvo, a única que ainda não tinha recebido esta comemoração.
Caso se mantenham as actuais posições dos diversos partidos, pela primeira vez a lista de homenageados não será aprovada por unanimidade no parlamento regional.
Os dois maiores partidos, PS e PSD, estão também divididos relativamente a uma proposta legislativa dos sociais-democratas para a criação de uma linha de crédito para ajudar as empresas a liquidar dívidas com o fisco e a segurança social.
O PSD justifica a iniciativa por considerar que as medidas de apoio criadas pelo executivo regional não abrangem ajudas para empresas com dívidas ao Estado, mas o governo açoriano e a maioria socialista entendem que esse apoio está previsto no pacote de ajudas existente.
A polémica também deverá estar presente quando o plenário discutir uma iniciativa legislativa do PS para a criação de uma comissão eventual para analisar a aplicação do Rendimento Social de Inserção e quando entrar a discussão uma proposta do PCP, que visa revogar o decreto de nomeação do novo director da Escola Profissional das Capelas, em S. Miguel.

Twitter Facebook Favorites More