35% das crianças da Graciosa sofrem de problemas de excesso de peso. Quem o diz é o estudo levado a cabo pelo Programa Regional de Nutrição e Diabetes.
O levantamento foi feito nos passados dias 2 e 3 de Novembro nas Escolas Primárias da ilha, abrangendo crianças entre os 6 e 10 anos de idade. Os números são preocupantes já que estão um pouco acima da média Nacional (os Açores são a região portuguesa com os valores de obesidade e excesso de peso mais elevados).
Os números foram apresentados ontem no Centro Cultural da Graciosa no âmbito do Dia Mundial dos Diabetes. A palestra esteve a cargo do Programa Regional de Nutrição e Diabetes na Graciosa, composta pelo médico Vasco Rodrigues, pelas nutricionista Sofia Rocha e pelas enfermeiras Marlene Picanço e Olívia Sousa.
Marlene Picanço explicou-nos em que consistiu este estudo e que problemas poderão advir da obesidade infantil.
Na noite de ontem foram também explicados aos presentes no Centro Cultural os cuidados a ter com a alimentação e a melhor forma dos doentes diabéticos fazerem uma refeição saudável, tal como nos disse Sofia Rocha, nutricionista do Centro de Saúde da Graciosa.
Para hoje está programada uma palestra na Santa Casa da Misericórdia de São Mateus, para amanhã dia 13, um jogo de diabetes inter-escolas no pavilhão municipal pelas 9:30 e finalmente para sábado, Dia Mundial dos Diabetes, actividade física às 11 horas, também no Pavilhão Municipal.
12 novembro 2009
35% das crianças Graciosenses sofrem de excesso de peso.
quinta-feira, novembro 12, 2009
Rádio Graciosa