Traduzir

Rádio Graciosa


29 setembro 2009

Sessões de esclarecimento sobre a gripe A na Graciosa.

A direcção regional da Saúde está a promover sessões de esclarecimento sobre a gripe A em todos os concelhos da Região.
Estas acções são dirigidas às escolas, umas para docentes e encarregados de educação e outras ao público em geral, empresas e associações cívicas.
Na Graciosa as sessões decorreram no Auditório da Escola Básica e Secundária da Graciosa, a primeira realizou-se ontem à noite para toda a população em geral e hoje de manhã para a comunidade escolar.
Esteve presente nesta sessão, a médica Fátima Pinto, do Grupo Regional de Intervenção da Gripe A, que debruçou-se sobre o período de incubação da doença e as formas de infecção.
Segundo salientou os sintomas da Gripe A são semelhantes ao da gripe sazonal, sendo assim aconselha que as pessoas que tenham febre, que não se dirijam aos seus trabalhos, mas que fiquem em casa e contactem a Linha Saúde Açores. Evitem ir às urgências na medida do possível e evitem estar em grandes aglomerados de pessoas.
Fátima Pinto ainda relembrou os principais sintomas de Gripe A, ou seja, febre súbita superior a 38º, tosse, dores de garganta, dores musculares e dores de cabeça por vezes intensas, arrepios, cansaço, acrescentando ainda que tem aparecido casos com vómitos e diarreia, para além de ardor intenso nos olhos.
Na sua intervenção, informou ainda que o contágio da Gripe A, pode ser de pessoa para pessoa, através das gotículas quando uma pessoa tosse ou espirra, através dos olhos, nariz e boca e através das mãos que poderão tocar em superfícies contaminadas pelo vírus.Segundo Fátima Pinto a transmissão não se realiza através dos alimentos.
A enfermeira Ana Madruga, Técnica da Direcção Regional da Saúde, falou sobre as medidas de saúde pública, que estão ao alcance de todos nós, ou seja, dois comportamentos individuais essenciais, tais como a etiqueta respiratória e a higiene das mãos.
Evitar o contacto com pessoas que estejam doentes, e reforçar a higiene das instalações e das nossa próprias casa também são medidas importantes.
Segundo afirmou, numa altura em que se assiste a um aumento crescente do número de casos de Gripe A, medidas de higiene como a simples lavagem das mãos ou a desinfecção, se necessário, incluindo produtos anti-sépticos ou detergentes assumem uma importância acrescida no combate à transmissão de doenças.
No final da sessão, Ferreira da Silva, delegado de saúde do concelho, explicou que, na maioria dos casos, as pessoas infectadas com a Gripe A serão tratadas em casa, ficando apenas internados só os casos mais complicados.
Acrescentou também que na Graciosa só foram confirmados dois casos de Gripe A, não havendo até ao momento casos suspeitos.
Salientou igualmente que assim que estiverem disponíveis as vacinas contra a Gripe A, todos os grupos de risco na Graciosa serão vacinados.
Realçou ainda que as famílias devem ter em casa uma pequena farmácia contendo paracetamol. Desaconselha totalmente o uso de aspirina, pelos efeitos secundários que este medicamento pode provocar.

Twitter Facebook Favorites More