Segundo comunicado emitido pelo Conselho de Administração do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, “o Serviço de Atendimento da Gripe é destinado exclusivamente ao atendimento ambulatório dos doentes com sintomatologia compatível com a gripe num contexto de pandemia e, como tal, com caracter provisório.Este serviço tem como objectivo tratar os doentes e minimizar o risco de contágio aos outros utentes do Serviço Regional de Saúde e aos próprios profissionais do sector, destinando-se exclusivamente a consultas, ou seja, ninguém ficará internado no Serviço de Atendimento da Gripe. Os doentes que necessitarem de eventuais cuidaos especiais ficarão no internamento do Centro de Saúde”.
O comunicado salienta igualmente que “no seguimento do estudo e análise de diversas soluções, o Conselho de Administração elegeu como a melhor opção a instalação do SAG na Capela do Centro de Saúde, que, após um conjunto de adaptações e a aquisição de equipamento próprio, ficará com condições para o funcionamento daquele serviço, direccionado para a população graciosense”.
“A certeza de que com o funcionamento deste serviço localizado na Capela a população da ilha Graciosa ficará muito bem servida”, também está expressa no comunicado.
O Conselho de Administração adianta igualmente que “não devemos ter preconceitos com a localização do nosso SAG na Capela do Centro de Saúde, porque as instalações foram remodeladas e têm todas as condições higieno-sanitárias. Devemos antes ter a noção de que em caso de catástrofe e pandemias, todos os recursos e instalações serão necessários e poderemos chegar a situações em que pavilhões, escolas, igrejas, etc, possam ser necessários para prestar serviços de saúde.
Durante esta fase, a Capela não será utilizada para outros serviços e por isso o Conselho de Administração pede a compreensão da população”, e citámos parte do comunicado emitido ontem pelo Conselho de Administração do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa.



quarta-feira, setembro 02, 2009
Rádio Graciosa