Foi apresentada sábado, a obra “Graciosa-Imagens e Palavras”, do Padre Norberto Pacheco e José Nascimento Ávila, na Biblioteca Municipal.Neste livro, o recurso ao texto e à imagem, resultaram num registo das belezas naturais da ilha e de memória do passado, para as gerações vindouras.
Jorge Cunha, Director do Museu da Graciosa, ao apresentar a obra referiu os aspectos geográficos, físicos, o povoamento, a ocupação do espaço, com o aparecimento das populações, lugares, freguesias e vilas, as realidades socio-económica, religiosa, desportiva, recreativa e cultural reflectiram-se na paisagem rural, urbana e cultural.
O livro é assim um importante contributo para a consciencialização das populações e da preservação do ambiente.
José Nascimento Ávila, responsável pela fotografia, confidenciou que o livro é a continuação do livro “Capas Pretas”, com fotografia toda a cores.
Um próximo trabalho está já no horizonte, tendo como objectivo divulgar a Graciosa, facto que para José Nascimento “é sempre um prazer, como Graciosense que gosta da sua terra.” O Padre Norberto Pacheco, autor do texto, justificou o nome do livro e o objectivo do livro, que é o de ressaltar as belezas da Graciosa, complementado com comentários, alguns deles históricos.
Mais uma publicação com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa. José Aguiar enalteceu os trabalhos que tem sido editados e que demonstram o amor pela Graciosa e que ajudam à sua promoção.
Depois da apresentação seguiu-se um concerto de canto e piano, integrado na temporada Musical 2009.



segunda-feira, setembro 21, 2009
Rádio Graciosa