Traduzir

Rádio Graciosa


14 setembro 2009

João Costa teme “retrocesso” na educação musical

.
A Assembleia Legislativa Regional dos Açores volta a reunir no próximo dia 21 de Setembro após a época de férias. Na próxima segunda-feira, os 5 partidos representados no hemiciclo iniciam os debates, esperando-se uma luta política acesa.
Há aproximadamente uma semana relembramos aqui o último artigo do deputado socialista do PS, José Ávila. Hoje é a vez de recordarmos, João Costa e o seu último artigo de opinião, intitulado “Desafinanços”.
Neste texto, dedicado à situação da Academia Musical da Ilha Graciosa, o deputado social-democrata começa por salientar que esta “é uma instituição de referência na Graciosa que assume uma boa parte da despesa do ensino da música, a par das filarmónicas.”
João Costa relembra ainda que “foi no "reinado" do anterior Secretário da Educação, Dr. Álamo de Meneses, começou-se a querer decapitar a Academia do rumo traçado em 1996, com a vontade de a reduzir a um mínimo que, ironicamente, é essencial para todo o resto.
Nos últimos anos só se assegurava paralelismo tarde e a más horas para a boa programação anual.”
Este ano, continua João Costa, “promove-se a machadada e retira-se o paralelismo pedagógico – a par de se retirar os alunos do 5º ao 9º – o que para a Academia corresponde a um terço dos seus alunos.”
Para além das críticas lançadas ao Governo Regional, João Costa ataca também a Autarquia de quem “ainda não se ouviu uma palavra, nem um comentário”.
Perante o cenário traçado, o deputado do PSD, teme que esta medida constitua “um retrocesso impensável para uma ilha onde a música é parte da alma colectiva.”

Twitter Facebook Favorites More