A responsabilidade pelo controlo das aulas previstas e dadas, a partir do presente ano lectivo, passa a ser uma obrigação dos órgãos executivos, em articulação com os serviços administrativos das respectivas escolas, uma decisão da Secretaria Regional da Educação e Formação, que pretende libertar os professores para a sua principal missão, ou seja, a docência.
Para a Directora Regional da Educação e Formação, Fabíola Cardoso, esta medida ajuda a centrar a actividade dos professores na área da docência e retira burocracia ao trabalho dos directores de turma, a quem competia efectuar o controlo das aulas previstas e dadas.
As novas disposições prevêem, entre outras coisas, a redução do número de alunos por sala no pré-escolar, passando de 25 para 20 alunos e a obrigatoriedade da intervenção activa dos alunos e respectivo Encarregados e Educação nos planos individuais de prevenção ao insucesso e abandono escolar.
A portaria nº 76/2009 contempla, ainda, a introdução de uma nova unidade especializada, para dar uma resposta “mais adequada” às especificidades dos alunos com necessidades educativas especiais ao nível da paralisia cerebral ou multideficiência.Além disso, serão incluídas nas actividades de apoio as tutórias e os gabinetes de medicação escolar, destinados a resolver comportamentos de indisciplina dos alunos.
Para a Directora Regional da Educação e Formação, Fabíola Cardoso, esta medida ajuda a centrar a actividade dos professores na área da docência e retira burocracia ao trabalho dos directores de turma, a quem competia efectuar o controlo das aulas previstas e dadas.
As novas disposições prevêem, entre outras coisas, a redução do número de alunos por sala no pré-escolar, passando de 25 para 20 alunos e a obrigatoriedade da intervenção activa dos alunos e respectivo Encarregados e Educação nos planos individuais de prevenção ao insucesso e abandono escolar.
A portaria nº 76/2009 contempla, ainda, a introdução de uma nova unidade especializada, para dar uma resposta “mais adequada” às especificidades dos alunos com necessidades educativas especiais ao nível da paralisia cerebral ou multideficiência.Além disso, serão incluídas nas actividades de apoio as tutórias e os gabinetes de medicação escolar, destinados a resolver comportamentos de indisciplina dos alunos.