Foi na freguesia de Flamengos que nasceu, em 1986, o Jardim Botânico do Faial, a partir de um projecto de recuperação da antiga Quinta de São Lourenço.Aqui, são conservados à vista dos visitantes exemplares da flora característica dos arquipélagos dos Açores e das ilhas da Macaronésia. Uma região biogeográfica comum.
E é aqui, também, que se desenvolve um projecto que pode garantir a sobrevivência das espécies endémicas dos Açores.
O Banco de Sementes do Jardim Botânico do Faial pretende guardar as espécies endémicas das ilhas, incluindo as da Ilha Graciosa.
Existe mais do que um levantamento das espécies endémicas dos Açores mas deverão ser 66 as espécies endémicas nos Açores.
Destinado a conservar e a promover o uso sustentado do património genético vegetal dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, o projecto integrou-se no Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III B, 2000-2006, e foi co-financiado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER) em mais de 800 mil euros.
"Futuramente, vamos integrar mais um projecto INTERREG, o BIOCLIMAC, com um objectivo mais alargado: estudar como é que as plantas se irão comportar com as alterações climáticas", adianta João Melo.



terça-feira, setembro 01, 2009
Rádio Graciosa