Traduzir

Rádio Graciosa


02 setembro 2009

Aumento na exportação dos resíduos produzidos nos Açores.

Há uma quantidade crescente de resíduos produzidos na Região que é enviada para o exterior. Um facto importante porque reduz o passivo ambiental e a deposição em aterro. Os resultados têm sido atingidos graças ao trabalho dos operadores regionais, à cooperação com as entidades gestoras (empresas sem fins lucrativos que operam os sistemas nacionais de gestão de fluxos de resíduos) e da Administração regional que certifica, fiscaliza e estimula o bom funcionamento dos processos.
No âmbito da actividade da entidade gestora Valormed e em 2008, as 43 farmácias aderentes permitiram a recolha de 5 toneladas de medicamentos fora de uso, o que representa um aumento de 47% em relação a 2007
No caso dos óleos minerais usados, enquadrados na actividade da Sogilub, em 2007 e 2008 foram enviadas quase 1600 toneladas.
Os oito centros de recepção de pneus usados inseridos na rede da Valorpneu permitiram a expedição de 1614 toneladas em 2008, o que representa um aumento de 52% em relação ao período de 2007.
O aumento mais significativo verificou-se com os resíduos de equipamento eléctrico e electrónico (REEE), para os quais existem duas entidades gestoras (Amb3e e a ERP Portugal), pois de 2007 para 2008 o transporte cresceu 448%, sendo neste último ano expedidas 499 toneladas.
As empresas e entidades regionais recolhem os resíduos que, depois, são enviados para unidades de valorização no Continente, uma vez que o volume de resíduos produzidos e as tecnologias disponíveis ainda não viabilizam a implementação de certas unidades transformadoras nos Açores.

Twitter Facebook Favorites More