Na tarde do dia 24 de Junho de 2009 arrojaram na praia de Santa Cruz da Lagoa, em São Miguel, 4 cetáceos, identificados como sendo baleias-de-bico.Pouco mais de um mês depois, no dia 28 de Julho, quatro baleias de bico Sowerby (Mesoplodon bidens) entraram nas águas pouco profundas da baía da Praia da Vitória, tendo uma acabado por morrer.
Na noite do dia 30 de Julho, por volta das 22:30 na Praia do Almoxarife na ilha do Faial, arrojaram mortas duas baleias de bico Sowerby no areal daquela zona balnear, enquanto que uma terceira se encontrava ainda viva, embora bastante debilitada, a nadar na zona de rebentação. Apesar dos esforços de todos os envolvidos durante várias horas da noite - Polícia Marítima, Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP-UAç), Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), Clube Naval da Horta e ainda com o auxílio de populares – esta manhã o terceiro animal foi encontrado submerso e já sem vida perto do porto, na mesma praia.
Estes três casos são considerados invulgares na Região e, por isso, têm merecido uma atenção acrescida por parte das entidades responsáveis pela Rede de Arrojamentos de Cetáceos dos Açores da SRAM. A questão central por responder prende-se ao motivo que levou os cetáceos a exibirem tal comportamento, sendo que normalmente estes animais ocorrem em águas profundas.
A hipótese de os arrojamentos ocorridos nas 3 ilhas estarem ligados também não pode ser descartada para já e será uma questão central a abordar por um grupo de cientistas.



segunda-feira, agosto 03, 2009
Rádio Graciosa