Já está concluída a reparação da fissura de 30 centímetros no tanque de longo curso do navio Viking, detectada quando o navio se preparava para fazer a viagem para os Açores, há cerca de duas semanas.Segundo apurou a Rádio Açores/TSF, o Viking foi esta terça-feira sujeito a uma nova inspecção pela entidade certificadora, essencial para uma decisão da Atlânticoline quanto à data do início da operação do Viking nos Açores, que só no final desta semana deverá ser tomada. Mas recorde-se que ainda na passada semana, a Atlânticoline adiantou ter mantido o fretamento do navio, com base nas informações que tinha de que a reparação no tanque, que passou por um reforço de um metro e vinte centímetros, seria rápida e não inviabilizaria, em definitivo, a vinda do Viking para os Açores para fazer o transporte marítimo inter-ilhas de passageiros e viaturas em 2009. O anúncio da fissura no tanque foi feito no dia 10 de Julho, apenas alguns dias após um acidente com o piloto do navio ter originado um novo atraso.
Entretanto a Atlanticoline anunciou em comunicado que nos primeiros 15 dias do mês de Julho já tinha no seu sistema de reservas 21.338 passagens marcadas.
Segundo o comunicado, “mesmo efectuando a operação 2009 apenas com um navio o número de passageiros a fazer as ligações entre as ilhas açorianas tem aumentado significativamente.
Em Julho de 2008 navegaram com a Atlânticoline 20.623 passageiros. Só na primeira quinzena de Julho de 2009 este número foi ultrapassado em 715 bilhetes vendidos.” E citamos.
No entanto, continua por anunciar a data de chegada do navio Viking, que possibilitaria ainda mais passageiros a visitar outras ilhas, nomeadamente a Graciosa.



quarta-feira, julho 22, 2009
Rádio Graciosa