
As duas aeronaves de origem canadiana, já adquiridas pela transportadora aérea açoriana, aguardavam por certificação do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). Essa certificação chegou na passada sexta-feira, pelo que as aeronaves começam ontem a cumprir o seu serviço à Região. As duas aeronaves irão voar predominantemente entre as ilhas dos grupos Central e Ocidental, nas rotas o Corvo, Flores, S. Jorge e Graciosa. Apesar de transportarem menos passageiros (37) do que os ATP têm uma maior capacidade de carga, porque mais facilmente se ‘transformam’ lugares em espaço para carga (versão cargueiro).No entanto, no caso do Dornier que efectua os voos para a ilha do Corvo e que a partir de agora passa a ficar em terra, também aumenta a oferta de transporte de passageiros.A Sata deverá receber mais quatro aeronaves da Bombardier, modelos Q400 Next Generation, que comportam 80 passageiros. Os Q400 estão neste momento em fabrico, chegando à Região, directamente da fábrica, no Canadá.
A Sata deverá receber mais quatro aeronaves da Bombardier, modelos Q400 Next Generation, que comportam 80 passageiros. Os Q400 estão neste momento em fabrico, chegando à Região, directamente da fábrica, no Canadá.A aquisição dos dois Dash Q200 gerou alguma controvérsia, com a oposição Governo dos Açores a afirmar que seriam aviões em segunda mão e “velhos”. Já o secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, afirmou no parlamento açoriano que as duas aeronaves foram “alvo de uma profunda revisão realizada pela Bombardier” e “que a sua actual idade está bastante abaixo da média de idade de aeronaves iguais, que estão ao serviço de outras companhias”. Vasco Cordeiro declarou de igual forma que “de acordo com dados do fabricante, os dois Q200 ainda não chegaram sequer a metade do prazo estimado da sua vida útil”.Segundo apurou o JornalDiario, as duas aeronaves voavam em Seattle, nos Estados Unidos da América, para a "Horizon Air".