Traduzir

Rádio Graciosa


30 julho 2009

Natureza nos Açores é misto de ameaças e conservação.

Álamo Menezes indicou que existem “algumas ameaças e zonas com intervenção urgente e outras zonas que se encontram em óptimo estado de conservação”.O responsável pelo Ambiente acrescentou que há locais nos Açores que são as zonas com melhor conservação na Europa, destacando a existência desses locais em São Miguel, Terceira e Pico.
No entanto, o avanço das plantas invasoras, em terra e no mar, preocupa o responsável do Governo Regional, pelo facto de estarem a ganhar às espécies nativas.
Para combater esse problema existe um plano regional de combate às plantas invasoras que está a ser aplicado nas zonas mais ameaçadas.
Relativamente aos restantes problemas ambientais, Álamo Menezes destacou a necessidade de investir na educação ambiental da sociedade, para evitar que sejam colocados resíduos sólidos em zonas proibidas.
Neste domínio, Álamo Menezes, destacou a existência dos serviços de recolha de “monstros” implementado pela maioria dos municípios dos Açores, que recolhem de forma gratuita o lixo de grandes dimensões dos cidadãos.
“As câmaras estão a fazer um grande esforço e aquilo que oferecem é muito mais do que existe fora dos Açores. Na Europa, as pessoas precisam de pagar para o serviço de recolha desse lixo. Nos Açores, um simples telefonema resolve o problema. Ou seja, não é por falta de soluções e empenhamento que continua a existir esta situação”, admite.
O secretário regional do Ambiente e Mar acrescenta que “há uma ignorância das pessoas e cultura de desleixo em relação aos resíduos porque, na maior parte dos casos, as pessoas gastam mais dinheiro e tempo a transportar um dos monstros, do que se tivessem ligado para a câmara municipal”.
Com este comportamento “ilegal” as pessoas colocam em causa o ambiente nos Açores, arriscam a aplicação de uma elevada coima, quando “poderiam resolver o problema de forma gratuita com uma simples chamada telefónica”, concluiu.

Twitter Facebook Favorites More