Traduzir

Rádio Graciosa


13 julho 2009

Crianças açorianas com duas línguas estrangeiras à entrada para o 2º ciclo.

As crianças açorianas vão ter no seu currículo escolar uma segunda língua estrangeira à entrada para o 2º ciclo de ensino (5º ano), a partir do ano lectivo 2010/2011, numa iniciativa pioneira a nível nacional.
A medida foi anunciada por Lina Mendes, que falava aos jornalistas no final de uma visita à Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em que acompanhou o comissário europeu para o Multilinguismo, Leonard Orban.
Segundo explicou a governante, a introdução de uma segunda língua estrangeira (em princípio, Francês ou Alemão) logo aos 11 anos, depois de os alunos já estudarem Inglês, pelo menos desde o 1º ano do 1º ciclo, visa dotar os jovens de competências acrescidas, com impacto aos níveis cultural e de emprego.
Estão a ser estabelecidos contactos com editoras dos países cujas línguas são estudadas nas escolas dos Açores, para fornecimento de manuais e outro material didáctico original desses países. A Escola Básica e Secundária Tomás de Borba é uma das do sistema de ensino da Região em que está a ser desenvolvido um projecto de aprendizagem da Língua Inglesa já no ensino pré-escolar, facto que o comissário europeu considerou muito interessante.

Twitter Facebook Favorites More