Traduzir

Rádio Graciosa


01 julho 2009

Conselho de Ilha faz balanço positivo da reunião com o Governo Regional dos Açores.

O primeiro dia de visita estatutária à Graciosa terminou ontem com a reunião do Governo com o Conselho de Ilha, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Todos os conselheiros contribuíram para eleger as preocupações que aquele órgão Graciosense apresentou ontem, das quais se destaca a falta de água, necessidade de fixar os jovens e melhores transportes.
Sobre a fixação dos jovens na nossa ilha, foi respondido pelo Secretário Regional da Presidência, que com as medidas que o Governo tem implementado na ilha Graciosa, nomeadamente a execução de empreendimentos, como o Hotel, pretende-se atrair os jovens para que tenham trabalho e se fixem na ilha. Ainda salientou os apoios que estão disponíveis para os jovens, nomeadamente para a aquisição de habitação e o programa de estagiar L.
Em relação aos transportes aéreos vão manter-se o mesmo de número de voos já existentes, havendo com os futuros aviões uma maior capacidade de carga aérea, tal como explicou Vasco Cordeiro, Secretário Regional da Economia.
Destacou também a execução da tarifa única para todas as ilhas, bem como a diminuição das taxas aeroportuárias.
Em relação às estradas, José Contente afirmou que o governo já investiu na Graciosa um valor avultado na asfaltagem de estradas, e que sempre que possível prosseguirão os arranjos nas estradas que o necessitem.
Sobre o areal, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, adiantou que neste momento estão a ser feitas análises, e que ainda é prematuro apontar a solução correcta.
Noé Rodrigues, responsável pela pasta da agricultura e florestas, disse que o governo tem investido um valor significativo no arranjo de vários caminhos florestais, nomeadamente o Canadão da Serra que foi ontem inaugurado.
Salientou ainda os incentivos que estão ao dispor dos agricultores para melhoria condições de abastecimento de água às suas lavouras.
Acrescentou ainda que têm sido recuperados todos os bebedouros e tanques de abastecimento.
Entretanto já foi localizado o local para fazer um furo de captação de água, esperando-se que, ainda durante o corrente ano a empresa responsável inicie os respectivos trabalhos.
O Miradouro no Caminho dos Vimiais trata-se de uma obra que será realizada pelo governo.
Adiantou ainda que a Junta de Freguesia de Santa Cruz já adquiriu o terreno para a construção do Parque de Retém. Já em relação à recolocação do parque de retém de São Mateus noutro local, neste momento estão a estudar qual o melhor sítio na freguesia.
Noé Rodrigues acrescentou na sua intervenção que a execução de uma lagoa artificial na Graciosa não é um investimento viável, nem saudável, já que trata-se de uma ilha de baixa altitude e não tem ribeiras.
Depois dos esclarecimentos feitos pelos secretários às reivindicações feitas pelo Conselho de Ilha, José Aguiar pediu a palavra para pedir informação sobre o andamento do projecto do Centro de valorização e compostagem da Graciosa ao que Carlos César respondeu que dentro de 2 ou 3 meses haverá já novidades em relação a este assunto.
Outro ponto abordado pelo Edil foi a tão esperada construção da Marina, ao que o Presidente do Governo Regional respondeu que não se trata de um investimento de prioridade para o governo e que por enquanto não estão a pensar em ajudar na execução do projecto da Marina da Graciosa.
João Costa, deputado Graciosense, eleito pelo circulo eleitoral do PSD, pediu esclarecimentos em relação aos cursos profissionais na nossa ilha, e para a situação da Escola Profissional. Maria Lina Mendes respondeu apenas que estão abertos vários cursos profissionais na ilha Graciosa.
Questionada sobre o ensino nocturno, Lina Mendes, salientou que estão abertas inscrições para que quem queira estudar à noite, após ao horário laboral.Carlos Brum, em representação de Luís Reis, presidente do Conselho de Ilha, fez um balanço extremamente positivo da reunião.
Vasco Cordeiro, Secretário Regional da Economia, em entrevista aos jornalistas, garantiu que vai haver um aumento de disponibilidade de carga e passageiros para a Graciosa nos transportes aéreos.
Nos transportes marítimos de passageiros, afirmou que o objectivo do Governo e da Atlanticoline é aperfeiçoar.
Na reunião, Carlos César, Presidente do Governo Regional, esteve atento às reivindicações feitas pelo Conselho de Ilha.

Twitter Facebook Favorites More