Traduzir

Rádio Graciosa


28 julho 2009

Celebra-se hoje o Dia Nacional da Conservação da Natureza.

Por ocasião dos 50 anos da (Liga de Protecção para a Natureza), no dia 28 de Julho de 1998, o Estado Português instituiu o dia nacional da conservação da natureza. Este dia surge assim com o objectivo de chamar a atenção dos cidadãos para a importância da natureza e para os problemas de conservação existentes.
A população mundial está a aumentar, estimando-se que atinja o seu pico máximo em 2050 (9 mil milhões de pessoas, contra os actuais 6 mil milhões de pessoas). Os recursos naturais têm sido explorados desenfreadamente, resultado das necessidades crescentes da população mundial e da falta de conhecimento das melhores práticas a realizar, tendo em vista a satisfação das necessidades e a minimização de eventuais perturbações da natureza.
A sobreexploração dos recursos naturais, como a água, o solo, a floresta e os oceanos, tem provocado a sua degradação e poluição assim como perturbações significativas ao nível da paisagem, fauna e flora, contribuindo para o ritmo elevado de extinções de espécies que se tem verificado na nossa escala temporal.
A poluição das águas (por descargas residenciais, industriais e agrícolas), não só poderá inviabilizar a água para consumo e produzir odores desagradáveis, como também provocar a morte da flora e fauna, a contaminação dos solos adjacentes e consequentemente das culturas agrícolas, afectando a sua produtividade.
Mostra-se assim a fragilidade das várias “faces” da natureza e da sua interdependência. Com o crescimento da população, só uma gestão sustentável de todos os recursos, indispensáveis às necessidades humanas básicas (como a saúde e produção de alimentos) e às actividades económicas (como a agrícola), poderá garantir uma boa qualidade de vida das populações, a manutenção dessas actividades e dos ecossistemas.

Twitter Facebook Favorites More