Traduzir

Rádio Graciosa


09 junho 2009

Marcada rota das grandes baleias no mar dos Açores.

O “santuário” para as grandes baleias que constitui os mares açorianos levou à realização de um inovador projecto de telemetria por satélite, que está a fornecer informação sobre os movimentos dos grandes cetáceos ao largo das ilhas e no Atlântico Norte. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Programa de Telemetria por Satélite de Grandes Baleias é implementado no âmbito do projecto TRACE (Associação de cetáceos com o habitat em ecossistemas oceânicos, um estudo integrado).Segundo revela a edição portuguesa deste mês da publicação “National Geographic”, a investigação científica debruça-se sobretudo sobre a rota de três grandes mamíferos marinhos: a baleia azul, a baleia comum e a baleia sardinheira.
Nos passados meses de Abril e Maio os cientistas do DOP colocaram os primeiros dois transmissores de satélite em duas baleias azuis, a sul da ilha montanha. Chamaram simbolicamente aos cetáceos Morse e Freud.
O projecto TRACE revelou que enquanto Morse nadou para norte dos Açores, Freud manteve-se ao largo do Grupo Oriental. A telemetria por satélite permite aprofundar o conhecimento sobre a rota migratória dos grandes cetáceos e a zona de reprodução destes animais no Atlântico Norte. A expectativa é que em 2009 sejam marcadas seis baleias azuis, sete baleias comuns e quatro baleias sardinheiras. Fonte: Açoreano Oriental

Twitter Facebook Favorites More