O Governo dos Açores está a preparar legislação que prevê a concessão de apoios até 100 por cento para o transporte de sucata entre as ilhas e para o exterior do arquipélago, revelou o director regional do Ambiente.Frederico Cardigos frisou que a portaria que está a ser preparada pretende “resolver, de imediato, o passivo de sucata existente na região”, uma parte da qual não é exportada devido aos custos de transporte para o continente.
Nesse sentido, para promover o transporte destes resíduos e, simultaneamente, proteger o ambiente e reduzir os impactos decorrentes da gestão de sucatas, o governo regional vai financiar até 35 euros por tonelada.
Segundo a proposta de portaria, os apoios variam entre 40 e 60 por cento do custo do transporte para os resíduos com origem nas ilhas maiores (S. Miguel e Terceira) e entre 80 e 100 por cento para o transporte de resíduos originários das restantes sete ilhas do arquipélago (Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico, Flores e Corvo).
Ao contrário de outros apoios para a exportação de resíduos, estas novas ajudas têm também uma majoração temporal, já que os operadores que recolherem e exportarem a sucata até ao final deste ano vão receber um apoio maior do que aqueles que só exportarem no próximo ano.Fonte: lusa/AO online.



quinta-feira, maio 21, 2009
Rádio Graciosa