Traduzir

Rádio Graciosa


13 maio 2009

“Sorte de varas” está em discussão na ALRA.

A sessão plenária de Maio da Assembleia Legislativa Regional, na Horta, está antecipadamente marcada pelo debate e votação em torno do polémico diploma que pretende legalizar as corridas de touros picadas nos Açores, também conhecidas por sorte de varas.
A iniciativa, assinada por 26 dos 57 deputados regionais, foi aceite pela maioria dos parlamentares com assento na comissão especializada, porém, entre abstenções e posições assumidamente contra tomadas fora da Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais, ainda não é líquido que o diploma seja aprovado. Isto num debate em que foi dada liberdade de voto aos deputados por parte das lideranças parlamentares. De resto, os 26 proponentes do diploma pertencem às bancadas do PS, PSD, CDS-PP e PPM.
Assim, a cor partidária - excepção feita à CDU e BE que são contra - não é indicativa do sentido de voto dos deputados, numa matéria que ‘estreia’ a competência legislativa do Parlamento Regional em matéria de espectáculos e divertimentos públicos na Região, resultante da aprovação do novo Estatuto Político-Administrativo dos Açores.
Este é um dos temas agendados para a sessão que se iniciou ontem à tarde e o debate, a cumprir-se a ordem de trabalhos prevista, deverá acontecer hoje.
Outro assunto em destaque neste plenário é o PROMEDIA II, que deverá ser aprovado pelo parlamento açoriano. Trata-se de um programa de apoio à comunicação social privada.

Twitter Facebook Favorites More