Traduzir

Rádio Graciosa


28 maio 2009

Resposta inovadora no acompanhamento das vítimas de violência doméstica chega aos Açores.

A “Resposta Integrada na Violência Doméstica”, uma metodologia inovadora no acompanhamento às vítimas de violência doméstica, que está a ser implementada em Portugal, vai ser apresentada hoje no município da Horta. Trata-se de um projecto que foi criado em 2005, em Penafiel, no distrito do Porto, e os bons resultados obtidos nas primeiras experiências levaram os responsáveis a querer disseminá-lo. Actualmente estão a adoptar a “Resposta Integrada na Violência Doméstica” cerca de 30 municípios, chegando agora a hora de ser apresentado na Horta, nos Açores.
Pela primeira vez em Portugal existe um projecto que consegue congregar uma estratégia local e regional de apoio às pessoas alvo de violência doméstica, facilitando todo o percurso da vítima, desde que procura ajuda, até ao momento da inserção sócio-profissional. Assim, este modelo permitiu criar uma série de procedimentos e unir diferentes instituições em torno de uma causa comum.
Uma das mais-valias reside no facto de haver uma resposta em rede, evitando que a vítima, fragilizada, tenha de contar a sua história aos diferentes intervenientes no processo de apoio psicológico, jurídico, social e profissional. No mesmo local, as vítimas de violência doméstica recebem todas as respostas que querem ouvir. De acordo com cada caso, as vítimas podem ser realojadas, colocadas em casas de abrigo, receber apoios financeiros e, caso necessitem, reintegradas no mercado de trabalho.

Twitter Facebook Favorites More