
Os pescadores expuseram os problemas que encontram no dia-a-dia da sua actividade, ressaltando as queixas da pesca ilegal de palangreiros dentro das 3 milhas.
João Benjamim, armador e membro da Associação de Pescadores Graciosenses, que esteve presente no encontro, explicou-nos que avistam embarcações a pescar dentro das três milhas, sem serem penalizados o que deixa os pescadores revoltados, ao verem estas embarcações a pescarem o peixe existente nas nossas águas, para depois comercializá-lo noutras ilhas.
O líder do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Hélder Silva, defendeu um reforço da fiscalização da pesca ilegal nos mares das ilhas.
Segundo o presidente da bancada socialista, apesar de algumas queixas, actualmente, existe um melhor controlo e acompanhamento da actividade das pescas nos Açores, efectuado pela Inspecção Regional das Pescas (IRP) e preconizou que este organimo, para além das suas competências, assuma uma ligação entre diversos órgãos com competência ao nível da fiscalização, afirmando que “podemos melhorar ainda bastante mais o nível de fiscalização”.
Pescas em destaque na passagem pela Graciosa das II Jornadas Parlamentares do PS.