Traduzir

Rádio Graciosa


25 maio 2009

Dia do Guarda Florestal foi celebrado este fim de semana na nossa ilha.

Realizou-se este fim de semana, na Graciosa, as comemorações do XIII Dia Regional do Guarda Florestal.
Das comemorações constaram diversas actividades desde palestras a documentários, carreira de tiro e entrega de medalhas e diplomas de participação.
Estiveram presentes nas comemorações Guardas Florestais de todo o arquipélago.
Segundo José Mendes, Director Regional dos Recursos Florestais, este dia foi reconhecido em 1997, pelo Governo Regional aos Guardas Florestais, tanto às mulheres como homens, pelo trabalho desenvolvido ao longo de mais de 50 anos.
Segundo disse, os Guardas Florestais têm um papel muito importante nos Açores, que para além de preservar o património florestal, também têm contribuído na feitura dos caminhos para os agricultores e na preservação dos recursos energéticos.
Realçou igualmente o facto de que desde 1997, que as condições dos guardas florestais melhoraram significativamente.
João Mendonça, Guarda Florestal na Graciosa, salientou que este tipo de encontro é muito importante na medida em que os guardas florestais podem trocar conhecimentos e experiências, para além das acções de formação, como por exemplo a carreira de tiro entre outras.
Segundo João Mendonça, um guarda florestal tem hoje em dia muito trabalho, nomeadamente a coordenação do pessoal nas frentes do serviço.
Na nossa ilha os serviços florestais tem ao seu cargo o núcleo de pastagens da Serra Branca e Caldeira. Ainda acrescentou que os serviços florestais estão a pensar incentivar os Graciosenses a fazerem plantação de árvores.
Comemorações do XIII Dia Regional do Guarda Florestal realizaram-se este ano na Graciosa.

Twitter Facebook Favorites More